Elefante chora após ser solto: ele viveu 50 anos de tortura

Estas imagens incríveis (logo abaixo) mostram o momento em que um elefante, que viveu preso e era espancado e abusado por cinqüenta anos, chorou quando ele teve de volta a sua liberdade. Raju, o elefante, viveu preso sobre correntes, que o faziam sangrar. Mas, depois de 50 anos de tortura, o animal chorou lágrimas de alívio depois que ele foi resgatado por uma instituição de caridade da vida selvagem em uma operação de meia-noite ousada - oportunamente no Dia da Independência norte-americana.

Raju chorou lágrimas de alegria quando ele foi libertado dos grilhões cravados na área de Uttar Pradesh na Índia. Depois de saberem do fato, a equipe da Wildlife SOS entrou rapidamente em cena e foi salvar Raju, obtendo extremo êxito e nos proporcionando uma visão, cada vez mais comum, de como as pessoas são ruins. A forte equipe de veterinários e especialistas em vida selvagem da caridade se juntaram com 20 policiais florestais de departamento e seis policiais para apreender Raju de seu sofrimento.

Kartick Satyanarayan, fundador da Wildlife SOS disse: "As correntes em torno de suas pernas cortavam a sua carne - e cada vez que ele se movia, escorria pus de suas feridas. Dor e brutalidade eram tudo o que sabia".

A equipe ficou surpresa ao ver lágrimas rolarem pelo rosto durante o resgate. "Ele era tão incrivelmente emocionante para todos nós. Nós sabíamos em nossos corações que ele percebeu que estava sendo liberado. Os elefantes não são apenas majestosos, mas eles são animais altamente inteligentes, e têm sido provado que eles tem sentimentos de tristeza, por isso só posso imaginar o que a tortura de meio século tem sido para ele", disse Sayanarayan.

"Mas hoje ele sabe o que é liberdade e ele vai aprender o que a bondade parece e como é para não sofrer mais."

Após viajar 350 milhas e chegar no santuário de conservação, os outros elefantes do santuário acordaram - era um momento extraordinário. E então, as portas foram abertas e Raju estava quase livre de suas correntes.

"Por incrível que pareça, ele saiu do caminhão e deu o primeiro passo para a liberdade um minuto depois da meia-noite no dia 4 de Julho, e nos sentimos tão extraordinariamente justos," disse Satyanarayan.

Raju foi então alimentado e o Dr. Yaduraj Khadpekar começou o meticuloso processo de tirar as algemas. Sr. Satyanarayan disse: "Ele levou cerca de 45 minutos para libertá-lo, pois havia várias feridas redondas em suas pernas, que causavam dor quando se tentava tirar as correntes.

"Todos nós tínhamos lágrimas nos olhos quando a última corda que o segurava foi cortada e Raju deu seus primeiros passos de liberdade. Toda a equipe estava exausta, mas incrivelmente exultante pelo que ele sofreu por tanto tempo. Ele havia sido espancado de tal maneira que seu espírito está quebrado".

"Vai ser um longo processo de reabilitação, mas vamos ensinar-lhe que os seres humanos não significam dor e brutalidade, mas isso vai levar tempo," disse o Sr. Satyanarayan. "Quando ele estiver pronto, ele será inicialmente companheiro de dois elefantes chamados Rajesh e Bhola, que antes também sofreram crueldade inimagináveis. "Ambos foram reabilitados, e uma vez ele que se instalar, ele vai aprender a viver de novo, seguindo o exemplo de seus colegas, antes de ele se juntar ao resto dos elefantes - incluindo cinco fêmeas que poderá paquerar ao longo se seus próximos anos de vida, que esperamos que sejam longos".

"Mas no momento ele está provando a liberdade pela primeira vez em sua vida e ele vai passar o resto de sua vida em um composto seguro vivendo seus dias com dignidade, livre do sofrimento e da dor."

Veja as fotos do resgate e a equipe cuidando de Raju:







  




Fonte: DailyMail