Cordados - Protocordados e Vertebrdos

Os cordados (Filo Chordata) são todos os animais que possuem a notocorda, no qual pode estar permanente ou então fazer parte em algum momento de sua vida. Todo vertebrado é um cordado, mas nem todo cordado é um vertebrado. Como exemplo dessa frase, podemos citar os Protocordados representados por dois subfilos: Urochordata (representado pelas Ascídias) e Cephalochordata (representado pelos anfioxos).

Sendo assim, os protorcordados ou cordados inferiores são animais que possuem a notocorda, mas que não possuem o esqueleto ósseo. As ascídias são animais sésseis (fixos) quando adultos, mas quando nascem são larvas livres natantes no qual possuem a notocorda. Essa larva irá se fixar no substrato e a partir daí a notocorda passa a se degenerar originando estruturas de sustentação. O anfioxo já possui a notocorda permanente, do momento em que nasce até morrer.

Ascídia em tamanho adulto e larval.






 Anfioxo em fase adulta


Já os cordados superiores (os vertebrados) Subfilo Vertebrata, possuem o esqueleto como base de sustentação do corpo e a notocorda é presente na fase embrionária, no qual nos adultos origina os discos inter-medulares. Os vertebrados são caracterizados por algumas fundamentais estruturas: Fendas branquiais, cordão nervoso e notorcorda; crânio (estrutura esquelética que sustenta e protege o encéfalo); Encéfalo verdadeiro; presença de vértebras; multicelulares; derivados de embriões com 3 tecidos (endoderme, mesoderme e ectoderme); simetria bilateral; celoma (cavidades) tubo digestivo completo, entre outras.

Tipos de ossos dispostos sob diferentes 
formas em alguns vertebrados







© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates