Armadilhas fotográficas para estudo de animais silvestres

Hoje vou falar um pouco das armadilhas fotográficas, em que nós biólogos usamos para vários fins. Este método de estudo é extremamente eficiente, mas são relativamente caras.

Bom as armadilhas fotográficas são desenvolvidas especialmente para suportarem calor, exposição ao sol e a chuva, são totalmente à prova d'água, e ainda por cima são digitais. 

É simples o seu manuseio, onde você após regular corretamente a hora local e data, simplesmente seleciona o intervalo de tempo de cada foto.

Ela funciona somente quando ocorre algum movimento entorno de 5 metros a sua frente, assim ela dispara a foto. De acordo com o seu estudo você pode estipular o tempo de intervalo em cada foto. Por exemplo, em meu trabalho coloco a câmera para disparar de 1 em 1 minuto, ou seja, pode estar passando um bando de queixadas na frente da câmera, que ela só irá disparar após 1 minuto depois da 1ª foto (sem os animais continuarem próximos).

Estas câmeras são muito requisitadas para trabalhos com mamíferos, e é o que eu estou fazendo em meu trabalho de conclusão de curso. Como já postei algumas vezes aqui, eu trabalho com mamíferos, em especial os queixadas em um estágio que faço no Projeto Queixada com a Bióloga Alexine Keuroghlian, membro da Ong Wildlife Conservation Society (Sociedade de Conservação da Vida selvagem) WCS, no qual me orienta também em minha pesquisa, juntamente com a Bióloga Duca proprietária do Instituto Ambiental Quinta do Sol (que inclusive oferece vários cursos muito bacanas sobre meio ambiente, sustentabilidade, pesquisas científicas entre outros).

Voltando ao tema, essas câmeras coletam vários dados para mim, sem sequer eu precisar estar na floresta. E o melhor, são dados extremamente importantes que podem originar várias pesquisas paralelas. Por exemplo, eu estou procurando analisar os horários que os queixadas se alimentam e quero saber se eles interferem na alimentação de outras espécies, ou seja, será que quando os queixadas se alimentam em um determinado local, os outros animais também passarão por ali, ou eles não passarão? Essas câmeras vão me mostrar justamente isso, pois eu estou armando-as em árvores que dão bastante frutos, como por exemplo esta fruta abaixo que achamos enquanto estávamos atrás de um bando de queixadas através da radiotelemetria.

Infelizmente não soubemos identificar esta espécie, mas pudemos ver claramente que os queixadas se alimentam muito destes frutos. Armamos uma câmera de frente com estes frutos e mês que vem (março) volto no Instituto Quinta do Sol para ver se mais animais comeram estes frutos ou se foram só os queixadas. 

Assim, vou obtendo dados significativos para minha pesquisa e assim após 1 ano de pesquisa vou realmente saber o que estes animais comem principalmente, qual o principal horário de alimentação, quais são as espécies que se alimentam junto com os queixadas, entre outros tantos dados.
Abaixo tem algumas fotos que coletei através das armadilhas fotográficas:

 Cutia (Dasyprocta aguti)
 Anta (Tapirus terrestris)

 Quati (Nasua nasua)
Ouriço-cacheiro (Coendou insidiosus)








 Queixada (Tayassu pecari)
Jaguatirica (Felix pardalis)












E ai, você conseguiu entender um pouquinho de como essas câmeras são importantes para pesquisas científicas? Viu que obtenho dados de onde determinados animais estão forrageando, quais frutos eles comem, quais espécies comem os mesmos frutos, qual o horário de alimentação das espécies.

Esses dados servem para que eu possa mais estas espécies animais e assim poder fazer trabalhos de conservação das mesmas. E este trabalho de conservação abrange diversos fatores, sendo o principal, a alimentação do animal, ou seja, os frutos que eles se alimentam e que eu já sei quais são. Por isso que as câmeras são extremamente importantes para estudos destes animais, são apenas de custo elevado, mas valem.

Se tem alguma dúvida ou deseja sugerir alguma postagem, comente ou mande um email para euquerobiologia@hotmail.com.

Ah, se achar algum inseto ou qualquer outro animal e não souber o que é, mande a foto para eu ver e postar aqui no blog!



© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates