Porque nossa barriga "ronca, faz barulho"?

Rafaela Passos: "Olá pessoal, gostaria de saber porque nossa barriga ronca, faz aqueles barulhos estranhos, quando a gente tá com fome e até sem fome?

Então Rafaela, eu sempre me perguntei isso desde pequeno, e acredite, só consegui sanar essa dúvida quando você me mandou o e-mail! 

Por coincidência eu estou tendo aulas de Organização Morfofuncional Humana, no qual aprendi sobre o sistema respiratório, reprodutor, endócrino e também o digestório. Então, poderei explicar como isso ocorre.



Para que o bolo alimentar (que foi triturado pelos dentes e misturado com a saliva, na boca) chegue até o estômago, se faz necessário um conjunto de movimentos musculares que irão "empurrar" o bolo alimentar pelo o esôfago para que chegue até o estômago. Esses movimentos musculares, são involuntários, ou seja, não podemos controlar, e são músculos lisos que revestem o tubo gastrointestinal (TGI). À partir do momento que engolimos o bolo alimentar, esse movimentos entrarão em ação, movimentando os músculos do esôfago até o esfincter cardíaco (porção terminal do esôfago), movimentando o bolo até o estômago.


Quando o bolo alimentar chega ao estômago, se iniciam novos movimentos involuntários, os movimentos peristálticos. Esses movimentos vão ser necessários para que o bolo alimentar (que agora se chama Quimo) seja misturado com o ácido gástrico, para que o alimento seja quebrado em partículas menores, para posterior absorção pelo intestino delgado. Lembrando que da boca até o estômago, até o processo de formação do quimo, se dá o nome de Digestão. A absorção é quando será feita a retirada de nutrientes do quimo pelo intestino delgado, e retirada de água e sais pelo grosso.


Então, quando os movimentos peristálticos do estômago entram em ação misturando o quimo com o ácido gástrico, ocorrem os "barulhos", justamente devido a esta mistura de sólido com líquido.

E quando temos fome? Porque a barriga ronca?
Para complementar este post, é bem bacana citar como ocorrem os roncos quando estamos com fome, afinal, esse barulho é o mais intrigante, não? Funciona exatamente da mesma forma que no processo da digestão, porém, os "roncos" da fome se tornam muito mais intensos e altos porque o estômago possui grande quantidade de ar, já que não há nenhum alimento nele. Assim, os sucos gástricos juntamente com esta grande quantidade de ar ocasionam os "roncos" da fome, através dos movimentos peristálticos do estômago!

E é claro que esses roncos não ocorrem somente no estômago. Imagine só, você almoçou, o seu almoço foi digerido inicialmente pelo estômago e outra parte da digestão ocorreu no início do intestino delgado (duodeno) através das substâncias liberadas pelo fígado, pâncreas e bile.

Do intestino delgado até o grosso, milhares de movimentos contínuos ocorrem o dia inteiro, até chegar no momento de você sentir a necessidade de eliminar as fezes. Assim sendo, durante todos esses movimentos vários barulhos ocorrem também, porque além do ar nos intestinos, há água e o quimo sendo movimentados juntos pelos vários metros do intestino delgado e grosso. Por isso, o "ronco" na barriga não necessariamente significa que você está com fome, ou que deve comer, podem ser simplesmente roncos causados pelo movimento do quimo e o ar ao longo do intestino. Legal, né?

E ai, gostou desta postagem Rafaela, esclareci suas dúvidas?
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates