Frutas comuns que não são do Brasil


Temos hoje em dia muitas frutas incluídas na dieta de nós brasileiros e algumas são comuns, em qualquer lugar encontramos (como a manga) mas nem imaginamos que elas sejam de outros continentes. Vejamos abaixo algumas frutas que são nativas de outros locais e que consumimos com frequência:

MANGA
A manga é o fruto da mangueira (Mangifera indica L.), árvore frutífera da família Anacardiaceae, nativa do sul e do sudeste asiáticos desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. 

A mangueira pode atingir entre 35 e 40 metros de altura. A fruta tem tamanho e formato variado, sua coloração pode variar em amarelo, laranja e vermelho. Quando madura, sua cor tende a ser amarelada, porém pode ocorrer da fruta estar madura, mas com coloração verde.

Engraçado é imaginar como estas espécies vegetais se deram tão bem neste tipo de solo, o que é difícil.


BANANA
Outra fruta muito comum em nosso país é a Banana (Musa parasidiaca), onde se tem vários tipos produzidos comercialmente, como banana prata, banana-maçã, entre outras. 

Segundo Moreira (1999), as bananeiras existem no Brasil desde antes do seu descobrimento. Quando Cabral aqui chegou, encontrou os indígenas comendo in natura bananas de um cultivar muito digestivo que se supõe tratar-se do ‘Branca’ e outro, rico em amido, que precisava ser cozido antes do consumo, chamado de ‘Pacoba’ que deve ser o cultivar Pacova. A palavra pacoba, em guarani, significa banana. Com o decorrer do tempo, verificou-se que o ‘Branca’ predominava na região litorânea e o ‘Pacova’, na Amazônica.



LIMÃO
Fruto originário da região sudeste da Ásia, desconhecido para os antigos gregos e romanos, a primeira referência data do século III ou IV. Foram os conquistadores árabes que o trouxeram da Pérsia para a Europa.

O limão, cientificamente conhecido como Citrus limon, é o fruto do limoeiro uma árvore da família das rutáceas. É um fruto caracterizado pela sua forma oval. A sua cor pode ir de verde-escuro a amarelo e a textura da sua casca externa pode ser lisa ou enrugada. Como outras frutas cítricas, a parte interna do limão é constituída por oito a dez segmentos. Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades de limão sendo os mais conhecidos o limão-galego, limão-sicíliano, limão-cravo e o limão-tahiti.

A maioria dos limões são azedos, ácidos e adstringentes mas são surpreendentemente refrescantes. O limão está disponível todo o ano, apesar de em maior quantidade a partir de Maio até Agosto.

LARANJA


Fruta originária da Ásia, em especial da China.

Quase todas as variedades de laranja têm forma arredondada, casca fibrosa e polpa suculenta. Entre as várias espécies de laranja, as híbridas (produto da mistura de duas ou mais espécies diferentes) são as de maior tamanho, têm melhor sabor e maior quantidade de suco.

Seus nutrientes diferem conforme a variedade da fruta. Porém, de forma geral, qualquer tipo de laranja contém quantidades apreciáveis de sais minerais, principalmente cálcio, potássio, sódio e fósforo.

A laranja é rica em vitaminas do complexo B, contém um pouco de vitamina A e é considerada a melhor fonte de Vitamina C (duaslaranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa). Além disso, contém açúcares simples, que são facilmente assimilados pelo organismo. Da flor e da folha extraem-se óleos e essências usados na medicina caseira.

A vitamina C, o nutriente mais importante da laranja, se oxida e se perde com muita facilidade.


MAÇÃ
A fruta mais cultivada do mundo é originária da Ásia e da Europa. Existem mais de 2,5 mil espécies de maçã. As variedades mais cultivadas são: gala, golden delicious e fuji. É considerada a “rainha das frutas européias”.

O consumo de uma maçã por dia previne e mantém a taxa de colesterol. É eficaz para o emagrecimento, devido à presença de pectina, que atua dificultando a absorção das gorduras e da glicose. 

A maçã é rica em fibras, vitaminas B1, B2 e sais minerais (fósforo e ferro). Auxilia o bom funcionamento intestinal, contém propriedades antiinflamatórias, antibacterianas e antivirais. Combate os radicais livres por conter flavanóides, prevenindo assim o envelhecimento precoce. Colabora com a higiene bucal, limpando os dentes e fortalecendo as gengivas.

Cursos On line com Certificado


© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates