Ancestral mais comum do ser humano surgiu a 160 mil anos

Fósseis mais antigos de humanos encontrados na Alemanha a partir do sítio arqueológico de Oberkassel perto de Bonn. (Crédito: J. Vogel / LVR - Landesmuseum Bonn)
Medidas recentes da taxa em que as crianças mostram mudanças no DNA que não se vêem em seus pais - a "taxa de mutação" - têm desafiado pontos de vista sobre datas importantes na evolução humana.

Em especial, estas medidas fizeram geneticistas pensarem novamente sobre as datas-chave na evolução humana, como quando não-africanos modernos se separaram dos modernos africanos. As medições recentes empurram para trás as melhores estimativas destas datas. Agora, no entanto, uma equipe internacional liderada por pesquisadores da Universidade de Tübingen e do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em Leipzig, apresentam resultados que apontam novamente para as datas mais recentes. O novo estudo foi publicado na revista Current Biology.

A equipe, liderada por Johannes Krause de Universidade de Tübingen, foi capaz de reconstruir mais de 10 genomas mitocondriais (mtDNAs) de humanos modernos da Eurásia que abrangem 40 mil anos da pré-história. As amostras incluem alguns dos mais antigos fósseis humanos modernos da Europa, tais como o enterro triplo de Dolni Vestonice, na República Checa, bem como os mais antigos modernos esqueletos humanos encontrados na Alemanha a partir do sítio de Oberkassel perto de Bonn.

Os pesquisadores mostram que caçadores-coletores da pré-idade do gelo da Europa possuem mtDNA que está relacionado à observada em humanos modernos pós-idade do gelo, como os fósseis Oberkassel. Isto sugere que houve continuidade da população durante todo o evento da última glaciação importante na Europa, cerca de 20.000 anos atrás. Dois dos caçadores-coletores de Vestonice Dolni também carregam mtDNAs idênticos, o que sugere uma estreita relação materna entre esses indivíduos que foram enterrados juntos.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

Os pesquisadores também usaram a idade de radiocarbono dos fósseis para estimar as taxas de mutação dos humanos ao longo de dezenas de milhares de anos para trás no tempo. Isto foi feito por meio do cálculo do número de mutações em grupos modernos que estão ausentes nas linhagens antigas, uma vez que ainda não tinha existido na população antiga. A taxa de mutação foi estimado pela contagem do número de mutações acumuladas ao longo de linhagens descendentes desde o datadas fósseis.

Usando essas taxas de mutações - capitalizando em informações de DNA antigo - Os autores calcularam o último ancestral comum de humanos através de suas linhagens mitocondriais para cerca de 160 mil anos atrás. Em outras palavras, todos os seres humanos de hoje em dia têm como um dos seus antepassados ​​uma única mulher que viveu naquela época.

Os autores também estimam o tempo que o mais recente ancestral comum dos africanos e não-africanos entre 62,000-95,000 anos, fornecendo uma data máxima para a migração em massa de seres humanos modernos fora da África. Esses resultados estão de acordo com datas anteriores  de estudos mitocondriais com base no trabalho arqueológico e antropológico, mas estão no extremo inferior das datas sugerido a partir de novos estudos que sugerem uma divisão de não-africanos de africanos cerca de trinta mil anos antes.

"Os resultados do estudo entre grupos modernos e nossos antigos ancestrais estão em conflito", diz Krause. "Uma possibilidade é que as mutações foram perdidas nos estudos de grupos modernos, que poderia levar a taxas de mutação subestimadas." Os autores argumentam que o genoma nuclear de antigos e modernos humanos pode ajudar a explicar as discrepâncias. [Fonte].

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates