Heretocromia: olhos de cores diferentes

Heterocromia é uma condição genética em que há cores diferentes nos olhos de um indivíduo, podendo ser causada por quimerismo, mosaicismo, herdada de pais para filhos ou causada por ferimentos ou doenças, como a neoplasia. Há três tipos de heterocromia: completa (na qual um olho tem cor diferente do outro), sectorial/parcial (em que há duas cores diferentes em um olho só) ou central (um "anel" de cor diferente da íris e que circula a pupila).

Photos: Keith Kissel, Dave Perreault and adjustxreality.

Castanho, preto, azul, verde ou mel. Que os olhos podem ter vários tons, todo mundo sabe. Mas em alguns casos, é possível que a mesma pessoa tenha olhos com cores diferentes, uma característica ocular chamada de heterocromia. “O indivíduo pode apresentar duas cores diferentes em cada olho, a heterocromia completa, ou duas cores no mesmo olho, sendo que essa pode ser setorial ou central”, explica a oftalmologista Priscila Kuss, do Hospital de Olhos de São Paulo.

Segundo Priscila, essa é uma característica hereditária, ou seja, passada dos pais para os filhos,  sendo muito comum em animais, como cachorros, gatos e cavalos, porém nos humanos os casos já são bem mais raros, geralmente aparecendo no nascimento ou dia após o parto e não causam nenhum dano à visão ou complicações.

Apesar da heterocromia ser benéfica na maioria das vezes, ela pode vir associada a alguma doença, como a Síndrome de Waardenburg, em que ocorre a perda de audição e mudanças na coloração do cabelos, olhos e pele, sendo extremamente necessário que procure o médico o mais rápido possível assim que notar qualquer aspecto incomum, disse Priscila, que complementa "algumas condições ou síndromes associadas a heterocromia são detectadas apenas durante uma avaliação oftalmológica”.

Diversos outros fatores como lesões nos olhos, batidas ou doenças que causem a perda de melanina e de pigmentação da iris podem indicar possíveis problemas em um adulto, além de algumas outras doenças como o glaucoma, o uso de medicações etc que podem provocar as cores diferentes nos olhos.

Apesar de incomum, alguns famosos como David Bowie, Mila Kunis e Kate Bosworth apresentam essa característica ocular. Confira dez casos na aba de fotos do site Terra.

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates