Seleção Sexual - O que é?

Macho (direita) cortejando uma fêmae. Nota-se que o macho tem muito mais plumas e cores do que a fêmea.
Olá caros amigos hoje vou falar sobre um importante fator que delimita o sucesso reprodutivo das espécies, a Seleção Sexual. A seleção sexual é fundamental porque ela é essencial na escolha dos parceiros reprodutores e o respectivo sucesso reprodutivo, o que proporciona consequentemente a sobrevivência da espécie. 

Conceito 
O conceito de seleção sexual é: Sucesso reprodutivo diferencial devido à uma variação que possibilita a sobrevivência e reprodução. 

Resumindo, é simplesmente o sucesso reprodutivo em que um indivíduo de uma determinada população consegue obter por ter nascido diferente dos demais, possuindo algo que lhe permite ser mais atrativo que os outros competidores por parceiros sexuais. 

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado


Cuidado Parental x Seleção Sexual 
A Seleção sexual ocorre porque quem está competindo precisa oferecer algo que seja atrativo para o então parceiro sexual, que é muito seletivo. As fêmeas, na maioria das espécies de animais, são as seletivas, e muito, justamente porque são elas que vão ter que praticar extremamente bem o cuidado parental, ou seja, elas que vão ter que gestar os filhotes, depois amamentar, ensinar a caçar, até que atinjam idade suficiente para sobreviverem sozinhos. Por este motivo, os machos sempre deverão ter algo em troca, algo que seja atrativo. 

Um exemplo clássico é o do Pavão. As fêmeas são pardas, sem cores chamativas, já os machos possuem uma coloração azul brilhante e uma exuberante cauda que com opérculos chamativos, o que é extremante eficaz para atrair uma fêmea. Isso ocorre porque esses atributos do macho indicam uma boa alimentação, uma boa saúde, o que significa que ele obtém recursos de uma forma eficaz, sendo então escolhido pela fêmea.




Porém, a seleção natural pode trabalhar contra esta característica, caso a seleção sexual desempenhada pelas fêmeas se volte aos machos que nasceram com uma coloração amarela. 

Se em algum momento, uma fêmea copular com um macho amarelo, automaticamente esta característica será transmitida aos filhotes, onde nascerão filhotes amarelos machos e fêmeas que se interessem por machos amarelos. Ao longo das gerações, esta característica em que um macho amarelo é mais atrativo que um azul, poderá ser então fixada nesta população de pavão. 

Como toda regra tem sua exceção, existe um belo exemplo de cuidado parental invertido, onde o macho cuida o tempo todo da prole e as fêmeas disputam o macho. Vemos este caso na barata-d’água (Abedus herbeti). As fêmeas quando em período reprodutivo disputam o macho, este por sua vez copula várias vezes com esta fêmea antes de permitir que ela deposite seus ovos em seu dorso. O macho passa a cuidar o tempo todo dos ovos, seu peso aumenta em até 2x, muitos podem morrer afogados, já que precisam entrar na água muitas vezes para que os ovos não sequem e desidratem. Além disso o macho ainda realiza a remoção de sujeiras e fungos que possam estar presentes nos ovos. É um cuidado cansativo e muito arriscado, porém ele tem a certeza que copulou com a melhor fêmea no momento e seus filhotes herdarão esta característica. 


A seleção sexual nesse caso é observada quando o macho aceita a fêmea mais apta, que conseguiu disputar com várias outras, o que indica saúde e força física para vencer a disputa, sendo uma característica fenotípica, já que a fêmea provavelmente possui tamanho notavelmente maior que as demais. 

Você pôde observar então que há a seleção sexual, porque um indivíduo tem que oferecer algo que seja muito atrativo para o parceiro sexual que irá desenvolver todo o cuidado parental. Um investe muito mais em cuidado parental que o outro, este é o caso da Assimetria na reprodução sexuada. 

E o investimento parental, para que seja bem entendido, nada mais é do que a energia e o tempo gasto para o cuidado da prole. 

Três fatores principais 
Para realmente identificarmos a seleção sexual, devemos observar os principais fatores que a definem: 

1 – VARIABILIDADE GENÉTICA: Somente a variabilidade genética é capaz de produzir indivíduos que sejam diferentes dos demais e que possam então apresentar um comportamento ou diferenças fenotípicas que sejam atrativas para conseguirem parceiro sexual, que é o segundo fator. 

2 – OBTENÇÃO DE PARCEIRO SEXUAL: Como disse no exemplo do pavão amarelo, se ele conseguir obter uma parceira sexual, ele está sendo selecionado através da seleção sexual por que a fêmea o aceitou. Porém, se ele não conseguiu obter nenhuma parceira, automaticamente não iria reproduzir e sua característica (cor amarela) deixaria de existir na população. Mas, se foi escolhido, ele então poderá ainda obter o sucesso reprodutivo, que é o terceiro fator. 

3 – SUCESSO REPRODUTIVO: O sucesso reprodutivo não é somente a capacidade de gerar a prole, e sim que a prole consiga sobreviver e posteriormente se reproduzir também. Nada adiantaria se o pavão amarelo tivesse somente filhotes machos e depois seus filhotes amarelos nunca fossem escolhidos por outra fêmea. Teríamos a Variabilidade genética a Obtenção de parceiro, porém não haveria o sucesso reprodutivo, já que não foi possível a continuidade das novas gerações com esta característica, onde a cor amarela é atrativa para as fêmeas. 

Mas como a fêmea que aceitou o macho de cor amarela doa 50% de sua carga genética, significa que ela tem já a pré-disposição de aceitar machos amarelos, ou de cores que não sejam somente o azul comum. Assim, se nascerem na sua cruza com o pavão amarelo, fêmeas além dos machos, consequentemente estas copularão com os irmãos machos amarelos, o que irá fortalecer ainda mais esta característica de fêmeas aceitarem machos amarelos, onde futuramente machos azuis não mais copularão e consequentemente deixarão de existir na população.

Veja um vídeo de cortejo de um macho a uma fêmea, espécie conhecida vulgarmente como "ave-do-paraíso". Este é um exemplo clássico do que falei acima sobre o competidor por um parceiro sexual ter que oferecer algo para o pretendente.


 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates