Saiba mais sobre o Pantanal (vídeo)


O Pantanal é a maior planície inundável do planeta, possuindo aproximadamente 3500 espécies vegetais, 656 espécies de aves, 53 espécies de anfíbios, 83 espécies de répteis, 325 espécies de peixes e 195 espécies de mamíferos. Todas as formas de vida desse ecossistema estão ligadas exclusivamente aos períodos de secas e cheias, sendo dependentes destas condições para sobreviverem.

Existem mais de 3.000.000 milhões de pessoas que vivem na Bacia do Paraguai, numa área de aproximadamente 365.592 km², ou seja, na área que engloba todo o Pantanal, envolvendo os rios que desaguam no Rio Paraguai, nascentes e córregos nas áreas mais altas, mais distantes das áreas alagáveis.

O gado, mesmo causando impactos, é um importante fator que influencia na dinâmica de todos os processos ecológicos desta área, sem ele, o Pantanal não seria o mesmo. O desmatamento das áreas mais altas, em rios e córregos, influenciam muito na quantidade de água que chega até as áreas planas e baixas que serão alagadas. E os impactos são ainda maiores pois mais de 80% do Pantanal pertence à propriedades particulares, que muitas vezes desenvolvem atividades antrópicas excessivas, impulsionando os processos de degradação ambiental e destruição de habitats naturais em decorrência da intensiva criação de gado, queimadas e desmatamentos.

Veja mais sobre este incrível ecossistema no vídeo abaixo publicado pela Ong WWF Brasil:



Gostou deste post? Comente abaixo!
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates