5 dicas de TCC na área de Ciências Biológicas / Biologia


Cursos Online na Área de Biologia

Com certeza você já se perguntou algumas vezes qual seria o título ou tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso - TCC e ficou totalmente confuso, em dúvida quanto à área a ser escolhida e qual a sua afinidade por ela. Calma! Isso é mais do que normal, e não importa qual área escolha, isso não te fará obrigado a seguir somente esta única área de estudo o resto da vida, pois o TCC é apenas um trabalho que você realiza sozinho para ser avaliado quanto à sua condição e nível de conhecimentos necessários para concluir o curso superior.

Muitas pessoas me pediram várias vezes idéias de pesquisas, projetos de TCC, e eu pude ajudá-las sempre. Agora, gostaria de partilhar com vocês algumas idéias para quem pretende fazer um trabalho de conclusão de curso mas ainda está confuso quanto ao que irá fazer.

Antes de tudo, antes de escolher a área que pretende atuar e pensar nas idéias que colocarei logo em seguida, gostaria que considerassem e dessem muita atenção e respondam para si mesmos os tópicos abaixo quanto ao seu TCC:
  1. Você tem compromisso consigo mesmo?
  2. Você faria bem feito um trabalho que não fosse numa área que tem afinidade?
  3. Quais áreas você tem mais afinidade? Se acha capaz de fazer um bom trabalho nessa área que mais gosta?
  4. Quando tiver de coletar seus dados, seja em laboratório ou em campo, se estiver doente ou cansado, deixaria de ir coletar?
  5. Você quer fazer um trabalho fácil?
  6. Você quer fazer um trabalho de importância científica?
  7. Você só quer fazer o TCC para concluir o curso, ou quer fazê-lo numa área que pretende seguir futuramente?
  8. Se comprometerá a ler muitos artigos científicos para produzir um bom trabalho?
  9. Quando você cometer um erro durante o trabalho, você irá contar ao sue orientador?
  10. Seu trabalho será confiável e passível de reprodução por outras pessoas?
Eu coloquei essas perguntas para que você se atente ao tamanho da importância de um trabalho de conclusão de curso e a sua grande importância e seriedade principalmente por ser uma pesquisa científica na área biológica. Você deve ser totalmente responsável pelos dados que coletará, e portanto, responsável por um estudo científico que deve ser totalmente imparcial, confiável e sério. Portanto, pense muito bem antes de iniciar um estudo para que não faça o seu TCC de qualquer jeito, começando uma pesquisa, investido recursos como tempo e dinheiro, que serão perdidos caso você desista. É essencial que você tenha um grande interesse pela área que pretende atuar, e caso não haja possibilidades de você fazer um trabalho na área que deseja, se decidir fazer um TCC com uma área que não tem muita afinidade, que seja para iniciá-lo de forma séria, com ânimo, para que seu trabalho não fique ruim, o que pode ocorrer devido ao desinteresse pela área, onde você pode faltar as datas de coleta de dados, fazer experimentos ou coletar diversos outros dados com preguiça, de forma errada, sem atenção ou responsabilidade. Pense bem nisso antes de fazer o seu TCC. Quando se sentir pronto, comece e não pare!

Vejamos as dicas:

1 - Estudo de parasitos de pombos que podem ser possíveis causadores ou transmissores de doenças para humanos

Se na sua cidade existem muitos pombos, você poderia realizar um estudo de levantamento de parasitos de pombos urbanos, coletando desde ectoparasitos sob pênas e pele, até parasitos na corrente sanguínea ou trato intestinal (fezes), etc.

Os pombos são transmissores de diversos tipos de doenças para nós, porém, acredito eu, existem muitas áreas de estudo relacionadas com as doenças associadas à estes animais. Acredito que um levantamento microbiológico (fungo e bactérias) e de invertebrados parasitos em pombos urbanos poderia ser uma pesquisa interessantíssima que poderia gerar dados significativos à saúde pública.

Será que já conhecemos todas as doenças que os pombos podem transmitir? Será que os ectoparasitos dos pombos podem ser vetores de doenças que ainda não foram encontradas? Será que todas as espécies de ectoparasitas dos pombos foram estudadas ou são conhecidas? Será que os pombos possuem resistência à algum tipo de bactéria  ou fungo que são nocivos às outras aves? Essas perguntas poderiam ser respondidas com um TCC como esse.

Não descreverei mais sobre a pesquisa e sobre o que eu faria, mas creio que esta dica pode ter te ajudado e pensar em um trabalho relacionado com outros animais ou microorganismos. Se surgiram idéias agora em sua mente, anote em um papel ou bloco de notas no PC e vá atrás de um professor da área e pergunte se é possível um estudo como este, quais são as idéias dele sobre isso, se é um estudo significante e viável. Converse com ele e busque aprender tudo que puder ao longo de suas conversas com um suposto orientador para seu  TCC. Siga as mesmas dicas citadas nesse parágrafo para as outras dicas de TCC que serão dadas abaixo.

2 - Bactérias e fungos presentes em unidades de saúde da sua cidade
Este trabalho eu achei interessante e com certeza existem outros semelhantes, e devem existir mesmo, afinal, a mortalidade por infecções hospitalares pode ser muito grande em algumas regiões do país. Você sabe se na sua cidade a qualidade dos atendimentos e do local é confiável em relação à limpeza? Os postos de saúde são higienizados constantemente? Quantas pessoas na sua cidade estão sujeitas a adquirirem uma infecção hospitalar? Quantas pessoas já adquiriram infecções hospitalares na sua cidade? As infecções hospitalares colocam a vida dos pacientes em risco? Como ocorrem as infecções hospitalares e quais são os principais microrganismos envolvidos nessas infecções? Como prevenir e resolver este problema? 

Acho que estas questões podem ser respondidas também em um trabalho de conclusão de curso.

3 - Estudo com mamíferos em áreas urbanas
Estudos com espécies de mamíferos geralmente se concentram em grandes regiões preservadas. São poucos os estudos, não só com mamíferos mas com a fauna em geral, que são realizados na área urbana. Podem existir diversas espécies de morcegos em áreas de remanescentes florestais próximos de centros urbanos e nessas áreas você pode descobrir muitas coisas sobre as espécies de morcegos. Pode por exemplo procurar estudar quais espécies vegetais da região servem como alimento para os morcegos e se após as sementes passarem pelo trato digestivo, quanto tempo demora para geminarem no solo das áreas remanescentes. Esse pequeno estudo mostraria se os morcegos que você encontrou se alimentam ou não dos frutos disponíveis nas áreas estudadas, ou ainda, se eles se alimentarem desses frutos, você observaria a taxa de germinação das sementes e evidenciaria a importância da conservação dos frutos, bem como do próprio morcego, já que após defecar, as sementes germinam mais facilmente o que contribui para a preservação de algumas espécies vegetais.

Do mesmo modo, não somente com os morcegos frugívoros mas também com outros, é possível estudar a alimentação de diversos mamíferos e as suas importâncias para com o ecossistema. Por exemplo, você pode estudar qual o papel do gambá numa área urbana. Porque as pessoas não devem matá-los? Qual o serviço que eles prestam para a natureza (caso a área seja bem preservada e sem interferências humanas, apenas próxima ou dentro da cidade)?  Porque os mamíferos que vivem nestes locais devem ser preservados?

É interessante estudar estas pequenas populações de mamíferos em áreas urbanas, pois podemos realizar rápidas capturas, pegar vários animais em menos tempo de esforço amostral, e é possível realizar estudos mais complexos que envolvam a recaptura dos indivíduos. Converse com seu professor dessa área, pergunte a ele qual estudo você poderia fazer utilizando alguma ou algumas espécies de mamíferos em áreas urbanas.

4 - Estudo de anfíbios anuros em áreas rurais do seu município
Muitas vezes as pesquisas científicas com fauna não ocorrem no interior do país, pelo contrário, elas ocorrem sempre em áreas grandes e mais preservadas. Deste modo, as informações sobre a distribuição das espécies ao longo do país podem ser misturadas e/ou podem não expressar totalmente a verdade, pois não conhecendo totalmente o local de distribuição das espécies, como entenderemos toda a distribuição delas marcando somente os locais mais preservados de pesquisas? E se as espécies de anuros puderem existir em ambientes antropizados como em áreas rurais com muitos desmatamentos e plantações? E se a quantidade de espécies em uma área preservada for a mesma que a quantidade de espécies numa área alterada? Como podemos garantir a preservação de espécies de anuros em pequenas áreas preservadas na zona rural? As espécies de anuros podem habitar locais de plantações e agricultura? Se sim, quais seriam elas? Porque as espécies de anuros devem ser preservadas em áreas rurais? Qual o benefício dela para o dono da propriedade?

5 - Análise microbiológica da qualidade da água de córregos e cursos d'água na sua cidade
Infelizmente muitas cidades foram construídas em áreas próximas de córregos e rios ou até sob áreas de nascentes, e hoje contam com muitos córregos que correm dentro dela. Estes córregos podem ser fontes de diversas doenças, causadas principalmente por bactérias e protozoários, porém pouco ainda se sabe, ou não sabem nada relacionado à isto na sua cidade, caso você more no interior. É uma informação importante, e você pode relacionar as espécies encontradas nos córregos com os focos de doenças na região, o que seria muito importante, afinal, você poderia dizer se a população próxima desses locais poderia ser afetada por estes microrganismos presentes na água.

Novamente, converse com seu professor sobre esta ideia. Eu acho superinteressante pois carecemos de diversos tipos de informações relacionadas à saúde e qualidade de vida das populações interioranas do país.

Cursos online reconhecidos pelo MEC e relacionados com as dicas deste post:

E ai, o que achou deste post?
Comente abaixo!
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates