Briófitas - Características gerais

Atualmente, com base na teoria da evolução, estima-se que as plantas briófitas tenham tido origem à partir de algas verdes (protistas) primitivas que habitavam a água. 

À partir destas algas surgiram dois grandes grupos, as briófitas e as pteridófitas.

O que favorece essa afirmação, sobre a origem das briófitas à partir das algas, são uma série de características semelhantes com as mesmas: 

- Clorofila a, como principal pigmento fotossintetizante 
- Clorofila b e carotenóides como pigmentos acessórios 
- Reserva de carboidrato (amido) depositada nos cloroplastos 
- Celulose como principal componente da parede celular 
- Fragmoplasto e placa celular durante a divisão celular 
- Presença de esporopolenina nos esporos. 


O nome briófitas designa todas as plantas que não possuem tecidos condutores (avascularizadas), nem flores ou sementes (criptógamas), caracterizadas por possuírem gametófito duradouro e independente, reproduzirem por alternância de gerações, representada pelas hepáticas, antóceros e musgos.

Reprodução 
O que é Gametófito? 
É a fase haplóide (n) das plantas que apresentam alternância de gerações no ciclo de vida. A alternância de gerações é a forma de reprodução de todas as plantas, onde na botânica caracteriza duas formas multicelulares de reprodução: o gametófito e o esporófito

O gametófito produz gametas através do órgão Anterídeo (gameta masculinos) e Arquegônio (gametas femininos) que vão dar origem ao esporófito. O esporófito é uma pequena planta multicelular (indivíduo), em fase diplóide (2n), que vai produzir os esporângios (órgãos produtores de espóros). Os esporos são liberados na água quando a cápsula que os contém se rompe e quando geminarem darão origem a novos gametófitos, e o ciclo repetirá.

Veja a figura abaixo para entender melhor: 




Tamanho
Evolutivamente a ausência de tecidos condutores favoreceu o menor tamanho possível deste tipo de planta. As briófitas possuem de 0,5 milímetros à 50 centímetros (em ambientes muito úmidos). Alguns musgos os esporófitos podem chegar até 15-20 cm. 



Habitat 
As briófitas habitam os mais diversos ambientes do planeta mas principalmente os de florestas pluviais extremamente úmidas até áreas de pouca umidade como o Cerrad, Caatinga e desertos também. Elas crescem em uma variedade de tipos de substratos, como troncos vivos ou em decomposição, rochas, solos arenosos, argilosos, folhas vivas, brejos, etc. 


Estas são as características gerais para as briófitas, porém existem várias divisões e classificações dentro deste grupo de plantas. As briófitas compõem o segundo maior grupo de plantas terrestres e são distribuídas em três grandes divisões: 
  1. Marchantiophyta: hepáticas
  2. Anthocerotophyta: Antóceros
  3. Bryophyta: mugos 
MARCHANTIOPHYTA
São consideradas as mais simples de todas as plantas e chamadas de hepáticas por causa da forma semelhante à de um fígado. O gametófito é dividido em dois talos, o simples (maioria) e o folhoso (poucas espécies). São conhecidas duas classes: Marchantiopsida e Jurgermanniopsida.
1ª Classe: Marchantiopsida 
As plantas desta classe possuem tecido com cutícula fina, câmaras aeríferas (póros aeríferos), e gametófitos do tipo simples. Possuem rizóides (as "raízes" de fixação) unicelulares e esporófitos de tamanho muito curto coberto por camadas de células.

2º Classe: Jurgermanniopsida 
Não possuem câmaras aeríferas nem póros. Os gametófitos destas plantas são predominantemente folhosos e qualquer célula de um indivíduo contém cloroplastos e facilmente podem ser encontrados corpos oleósos nas mesmas. O esporófitos não possuem camadas de células e os esporângios que originam possuem 4 divisões que se abrem para lançar os espóros. 

Comparação entre os gametófitos das marchantiopsidas e jurgemaniopsidas. 

Ambas as classes de plantas Marchantiophytas podem se reproduzir de forma assexuada e sexuada, onde sempre o gametófito será haplóide (n) e o esporófito (2n). 

ANTHOCEROPHYTA 
O gametófito das plantas desta divisão é dorsiventralmente aplainado formando, comumente, uma roseta. As células possuem 1 cloroplasto cada, onde são compostas por paredes finas. Os rizóides também são unicelulares, e muitas vezes associados à cianobactérias. 

O esporótifo é clorofilado e possui um envoltório higroscópico, que lhe confere proteção contra períodos prolongados de seca, evitando a perda de água. 

Exemplo da classe Anthocerophyta, espécie do gênero Phyllum 

BRYOPHYTA 
O gametófito é uma planta terrestre muito pequena, perene, e pode ser ereto e pouco ramificado ou rasteiro e muito ramificado. Possui vários cloroplastos e fina cutícula em suas células e podem ser unissexuado ou bissexuado (podem possui só anterídeo ou arquegônio, ou os dois). Já o esporófito possui vida curta e com um esporângio terminal, possuindo também cloroplastos. 

Há algumas classes dentro da divisão Bryophyta, que apenas diferenciam as posições e formas dos esporófitos e gametófitos, são elas: 

1ª Classe Sphagnopsida: 
Esporófitos distintos, cápsulas esféricas, elevadas sobre o pseudopódio, que faz parte do gametófito. Os filídeos possuem células mortas rodeadas por várias células vivas. Caulídios produzem tufos de ramos e formam moitas pequenas. 

2ª Classe Andreaeopsida: 
Cápsulas diminutas, com 4 linhas verticais, descargas dos esporos por fendas longitudinais. São conhecidos como musgos de granito, o esporófito fica acima dos filídeos sustentado por uma haste (pseudopódio). As cápsulas são abertas por fendas laterais mas sem romper o ápice. 

3ª Classe Bryopsida:
Cápsula alongada, haste longa. São os musgos verdadeiros que até possuem um pequeno sistema de transporte de produtos, mas não é um sistema vascular verdadeiro. O gametófito e esporófito são macroscópicos (grandes, visíveis facilmente). E as cápsulas dos esporófitos possuem o peristômio que é característica principal desta classe. 

O gametófito desta classe é ainda folhoso, os filídios possuem expansões laminares com parênquima fotossintetizante, que ficam helicoidalmente dispostos no caulídio. O caulídio, por sua vez, possui hidróides (hadroma) e leptóides (leptoma). O hadroma é um tecido especializado condutor e coletor de água, enquanto o leptóides conduz seiva elaborada (á partir da fotossíntese). 

Os rizóides dos musgos verdadeiros são multicelulares, diferentes de todos os outros grupos citados, onde são unicelulares. 

 
3 Classes da divisão Bryophyta. (Fonte

Espero que tenham gostado deste post! 
Se cometi algum erro ou querem complementar algo, basta apenas comentar abaixo! 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates