O que você sabe sobre os insetos?

Os insetos têm importância ecológica por servirem de alimento a outros invertebrados e a uma grande quantidade de vertebrados tais como pássaros, lagartos, sapos, macacos.

Outra função ecológica refere-se à garantia da existência e manutenção de florestas, devido a polinização de cerca de dois terços de plantas que possuem flores, além do fato de que algumas espécies possibilitam a introdução de matéria orgânica no solo. 

Eles têm também importância médica por servirem de vetores de muitas doenças, transmitindo febre amarela, malária, dengue, doença de chagas etc. A importância econômica dos insetos é devida ao fato de que muitas espécies são pragas de plantas cultivadas e podem destruir rapidamente grandes plantações.


Também como importância econômica dos insetos, destaca-se a produção de cera, mel, seda, além de ser utilizados na confecção de artefatos e peças de artesanato. Em alguns países, os insetos são também utilizados como fonte de alimento podendo ser industrializados e vendidos como produtos alimentícios enlatados.

Taxonomia
Os insetos pertencem ao REINO ANIMAL, FILO ARTHROPODA (ARTHRO = articulação; PODA = perna) CLASSE INSECTA (todos os insetos). Dentro da classe Insecta, esses animais estão agrupados em ORDENS, FAMÍLIAS, GÊNEROS e ESPÉCIES. Diferem de outros artrópodes por possuírem 3 pares de pernas. Podem ser terrestres, aquáticos e semi-aquáticos. Quanto ao hábito alimentar podem ser: Herbívoros (comem folhas; ex.: gafanhotos), Fitófagos (se alimentam de seiva; ex.: percevejos), Hematófagos (se alimentam de sangue animal; ex.: carapanãs), Nectarívoros (se alimentam de nectar; ex.: borboletas), Saprófagos (se alimentam de animais e vegetais mortos; ex.: larvas de moscas) e Onívoros (comem de tudo; ex.: baratas).

Sociedade
De um ponto de vista antropocêntrico, os impactos sociológicos que os insetos exerceram e continuam a exercer podem ser observados em diferentes setores da vida humana: literatura oral e escrita, alimentação, medicina, artes plásticas e gráficas, religião, mitologia, artes recreativas (música, dança, teatro, cinema etc.), economia etc. É de conhecimento comum que desde os primórdios da humanidade os insetos participam significativa e insistentemente da vida sociocultural da maioria dos grupos étnicos espalhados pelo planeta.
Homem se alimentando de insetos no Japão. Fonte: http://www.rc.unesp.br/biosferas
Curiosidades 
1) O peso que a formiga aguenta é variável de acordo com sua espécie. Destaca-se a Formiga Saúva que suporta até 15 vezes seu peso. 

2) O bicho mais forte do mundo é o besouro-rinoceronte, suportando até 850 vezes seu peso, se comparássemos com o ser humano, seria como um homem de 70kg levantando 60 toneladas. 

3) Louva-a-deus machos conhecem o real significado da expressão sexo de risco, pois as fêmeas dessa espécie têm o hábito de arrancar a cabeça do parceiro e comê-lo após o ato sexual. 

4) Uma mosca doméstica vive cerca de três a oito semanas. 

5) Uma única mosca pode carregar consigo aproximadamente 1.250 milhões de bactérias. 

Glossário
ENTOMOLOGIA – ciência que estuda os insetos
ENTOMOFAUNA – fauna de insetos


Este post foi escrito por

GUSTAVO URBIETA
Acadêmico de biologia

-----------------------------------------------------------------------

[CURSO ONLINE] Entomologia Forense
É um curso que abre oportunidades aos acadêmicos da área de biologia, pois prepara esses profissionais para trabalhar com a entomologia forense, que analisa insetos e demais animais em processos criminais.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates