Divisão celular: mitose e meiose

A divisão celular é o processo no qual as células de um organismo passam ao longo de toda a sua vida, da origem embrionária, até o último segundo de vida. Existem dois tipos de divisão celular, a mitose e meiose.


MITOSE
A mitose é o tipo de divisão celular que ocorre desde a formação do embrião, até a morte do organismo, originando duas células filhas idênticas à célula mãe. À partir da fecundação (óvulo e espermatozoide) nunca mais nossas células param de realizar mitoses. A importância da mitose é que ela proporciona o crescimento e desenvolvimento de nosso organismo, e também atua repondo as células perdidas. As células sanguíneas (hemáceas ou eritrócitos) são respostas a cada 90-120 dias, graças à divisão celular do tipo mitose.

A mitose se inicia à partir de uma célula 2n, também chamada de célula diplóide. Ou seja, ela se inicia à partir de uma célula que possui o número total de cromossomos da espécie, no nosso caso, possuímos 46 cromossomos (23 herdados do pai e 23 da mãe). Em seguida, ocorre o período da intérfase, que antecede a divisão celular propriamente dita, período este em que o material genético é duplicado.

O processo de mitose é contínuo, porém, para podermos entender melhor, dividimos este processo em:

Prófase
Metáfase
Anáfase
Telófase

Basicamente, na prófase inicia a "desorganização" do material genético, onde a cromatina começa a se espiralizar, transformando-se em um cromossomo (com duas cromátides-irmãs). Em seguida, o nucléolo desaparece, a carioteca se rompe, e os centríolos migram para os pólos da célula.

LEIA MAIS SOBRE O QUE É O MATERIAL GENÉTICO DE UMA CÉLULA (DNA)

Veja abaixo como ocorrem todas as etapas da mitose:

Clique para ampliar. Fonte: Uol Educação.

DA METÁFASE À TELÓFASE
Após a prófase, temos as outras fases da mitose. Na Metáfase ocorre a espiralização máxima e os cromossomos passam a ficar no centro da célula, no chamado plano equatorial, presos às fibras do fuso. Na Anáfase, de acordo com o encurtamento das fibras do fuso, as cromátides-irmãs migram para pólos opostos da célula. Por fim, na Telófase, as células-filhas 2n (diplóides) são formadas, idênticas à célula-mãe, que deu origem ao processo. Nessa fase, termina a divisão do núcleo (cariocinese) e inicia a distribuição equivalente do citoplasma (citocinese). Por fim, nessa etapa os cromossomos desespiralizam, a carioteca e o nucléolo se fazem presente.

MEIOSE
A meiose ocorre no processo de produção de gametas ou células sexuais (espermatozoide e óvulo), que são haplóides ou n (possui metade do número de cromossomos do indivíduo). No homem, os espermatozoides são produzidos à medida em que são "usados", pois, durante a ejaculação, cerca de 300 milhões de células são eliminadas. Nas mulheres, os óvulos já estão formados em seu ovário desde o seu nascimento. São cerca de 400 mil, mas, cerca de 1 óvulo é liberado por mês.

A meiose também é dividida em etapas, porém, essa divisão é dupla: na primeira divisão, ocorrem a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Na segunda, a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.

À grosso modo, o que difere principalmente a meiose da mitose, além desta ser responsável pela produção de células haplóides, é o fato de que a Prófase I existem subfases:

Leptóteno
Zigóteno
Paquíteno
Diplóteno
Diacinese

Essas subfases são extremamente importantes, porque favorecem a variabilidade genética dentre os indivíduos de uma espécie, processo este chamado de
crossing-over. Além disso, devemos destacar a sua principal importância, que é a redução no número de cromossomos de uma célula, possibilitando a perpetuação da espécie por meio da combinação do material genético do pai e da mãe.

Fonte: Uol Educação

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates