Aranhas comendo peixes: mais comum do que se pensava

Fazendo uma emboscada, quatro pernas em uma folha e quatro pernas sentindo as vibrações da água, a aranha Dolomedes triton pode pegar um peixe de duas vezes o seu tamanho, em um instante. Segurando firme, ele injeta em sua presa aquática uma dose letal de veneno e o leva para a terra seca, onde passa horas enchendo-o de enzimas digestivas, sugando a sua carne liquefeita.

Dolomedes triton, Foto: Andreas Kettenburg - Califórnia/USA

Aranhas que se alimentam de peixes soa como algo saído de um pesadelo para muitas pessoas, mas até recentemente, os cientistas tinham certeza que apenas alguns tipos de aracnídeos poderiam pescar. Agora, uma nova pesquisa mostra que pelo menos 26 espécies de aranhas sabem pescar e vivem em todos os continentes, exceto na Antártida.

Martin Nyffeler, um aracnólogo da Universidade de Basel, na Suíça, começou a coletar relatos de aranhas predando peixes enquanto pesquisava interações inseto-aranha mais tradicionais. Após a publicação de artigos sobre aranhas que comem caracóis e morcegos, ele voltou sua atenção para as aranhas que comem peixes, e descobriu uma incompatibilidade entre o que livros dizem sobre aranhas de pesca, e que o Google Images mostra claramente.

Aranha Nilus, Foto: Duncan Reid - Yale/USA

Aranha Trechalea, Foto: Jacques Jangoux - Belém/Brasil

De acordo com os livros didáticos, Nyffeler diz, aranhas de pesca são, principalmente, as do gênero Dolomedes e Nilus. Estas aranhas vivem na América do Norte, Europa, Nova Zelândia e Austrália, onde eles ganham nomes como aranhas-doca e aranhas-jangada, porque elas vivem perto de corpos de água, podem andar sobre a superfície da água, e têm pelos no corpo que funcionam como uma armadilha de ar, ajudo-as a flutuar e respirar quando vão abaixo.

Fotografias de Dolomedes comendo peixe são muitas vezes feitas em laboratório e não são difíceis de encontrar, mas acontece que essas aranhas não são as únicas que fazem isso. Depois de estudar 89 relatos de aranhas selvagens predando peixes, incluindo algumas conhecidas apenas a partir de fotos compartilhadas on-line, Nyffeler e seus colegas descobriram que as aranhas de pelo menos oito famílias diferentes têm sido documentadas predando peixes na natureza, eles relatam na PLoS ONE.

Por exemplo, as aranhas do gênero Ancylometes, que podem ser tão grande quanto 20 centímetros e podem mergulhar até 20 minutos, rondando as bordas de lagos da América do Sul, à noite, em busca de peixes, além de suas presas conhecida de rãs, girinos e lagartos - comportamento muitas vezes documentado por fotógrafos amadores, mas nunca antes reconhecido pelos cientistas.

Apesar de aranhas que capturam peixes serem encontradas em todo o mundo, quase todas se encontram em latitudes tropicais. Nyffeler acha que pode ser porque a água mais quente tem menos oxigênio, forçando os peixes a passar mais tempo na superfície, onde aranhas esperam.

Outra aranha Nilus, Foto: Marcelo de Freitas - África do Sul

Os peixes parecem ser grandes presentes surpresas para estas aranhas, que provavelmente estão pegando insetos aquáticos (maioria de sua dieta), mas acabam dando sorte quando pegam um peixe, diz Nyffeler. Enquanto a presa inseto tende a ser muito menor do que o corpo de uma aranha, o peixe que as aranhas capturam podem ser muito maiores, a média dos peixes neste estudo foi o dobro do tamanho do corpo (sem contar as pernas) da aranha que os pegou. A equipe encontrou relatos de peixe tão grande quanto 9 gramas, mas acredita que as maiores aranhas provavelmente podem capturar presas tão grandes de cerca de 30 gramas.

"Esta avaliação é uma introdução valiosa para o fenômeno da predação de peixes por aranhas", diz David Wise, um ecologista que estuda o papel das aranhas em teias alimentares na Universidade de Illinois, Chicago. Ainda assim, ele diz que o trabalho tem relatos que ainda devem ter confirmação, porque as aranhas pescadores conhecidas como Dolomedes compõem de cerca de 80% das observações.

"Dado o grande número de peixes na maioria dos corpos d'água, eu duvido que a predação por aranha tem muito impacto sobre as populações de peixes", diz Richard Vari, um ictiólogo no Smithsonian Institution, em Washington, DC. No entanto, diz ele, "não há qualquer razão para não acreditar que as observações futuras poderão aumentar em número de espécies que demonstram este padrão de alimentação nas áreas do mundo onde ele ocorre."
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates