Sistema de determinação do sexo: haplóide/diplóide ou haplodiplóide

Em vários grupos de insetos, mas, principalmente nos insetos himenópteros como abelhas e formigas, o sistema de determinação do sexo é o sistema haplodiplóide ou também haplóide/diplóide. Nas espécies que possuem esta característica de determinação de sexo, os machos são haplóides (n) e as fêmeas são diplóides (2n). Para mais detalhes sobre células haplóides e diplóides, veja o post Reprodução Sexuada.

Nas espécies de abelhas, os machos chamados de zangões são originados através de óvulos que não foram fecundados. Mas como isso ocorre? Bom, esse processo se chama partenogênese e não ocorre somente com as abelhas, mas com vários outros grupos de animais.

Como os zangões são haplóides (n), eles possuem apenas um conjunto de cromossomos que são oriundos de suas mães. Porém, quando os óvulos são fecundados, são originadas fêmeas diplóides (2n), que podem se tornar rainhas férteis ou simplesmente tornam-se operárias inférteis - isso varia conforme o tipo e a quantidade de alimento que estas recebem na fase larval.


Sabe-se que em abelhas do gênero Apis e talvez em outros himenópteros, o sexo masculino não é determinado pelo conjunto de cromossomos. Os óvulos haplóides originam machos apenas pelo fato de apresentarem um tipo de gene conhecido como CSD (do inglês Complementary Sex Determiner), que possui 19 formas alélicas. No caso, se o indivíduo possuir apenas 1 dessas formas, ele será macho, mas, se possuir duas versões diferentes desse gene, será fêmea (devido ao grande número de combinações possíveis entre as formas do gene CSD). Raramente um indivíduo diplóide homozigoto para o gene CSD pode ser formado, desenvolvendo-se como macho diplóide.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates