Porque os mosquitos picam mais algumas pessoas do que outras?


Você está indo a algum lugar, especialmente num lugar próximo à água (recurso essencial na reprodução dos mosquitos) e nota que existem muitos mosquitos por ali. De repente, você começa a percebê-los fazendo barulhos constantemente em seu ouvido e logo em seguida nota as marcas e as coceiras deixadas pelos sugadores de sangue. Porém, de alguma forma muito estranha algumas pessoas ao seu redor não se sentem tão incomodadas e sequer notam os mosquitos. Pois é, isso acontece comigo o tempo todo!

Assim com eu, você não está sozinho. Aproximadamente 20 por cento das pessoas, ao que parece, são especialmente deliciosas para os mosquitos. E enquanto os cientistas ainda não têm uma forma eficiente de impedir as picadas com repelentes de insetos (recentemente foi descoberto que alguns mosquitos podem tornar-se resistentes à repelentes ao longo do tempo), eles têm uma série de ideias sobre o motivo pelo qual alguns de nós são mais propensos serem picados do que outros.


(© Imagem Science Co. / Corbis)
TIPO SANGUÍNEO
Não é de surpreender que os mosquitos tenham uma forte relação com determinados tipos sanguíneos, uma vez que, os mosquitos picam-nos para colher as proteínas do nosso sangue. Várias pesquisas mostram que eles acham certos tipos de sangue mais apetitosos do que outros. Um estudo descobriu que em um ambiente controlado, os mosquitos pousaram em pessoas com sangue tipo O quase duas vezes mais do que em pessoas com o tipo A. Além disso, cerca de 85 por cento das pessoas secretam um sinal químico através da pele que indica qual o tipo de sangue que elas têm, enquanto que 15 por cento não o fazem.

DIÓXIDO DE CARBONO
Uma das principais formas dos mosquitos escolherem um alvo é cheirando o dióxido de carbono emitido em sua respiração. Para isso, eles usam um órgão chamado de palpo maxilar, e podem detectar dióxido de carbono em até 164 pés de distância. Como resultado, as pessoas que simplesmente exalam mais gás ao longo do tempo, em geral, têm-se mostrado mais atrativas para os mosquitos do que outras. Esta é uma das razões das crianças serem um pouco menos afetadas do que os adultos, em geral.

(© Imaginechina / Corbis)
EXERCÍCIOS E METABOLISMO
Além do dióxido de carbono, os mosquitos encontram suas vítimas pelo cheiro do ácido lático, ácido úrico, amônia e outras substâncias expelida através do suor, e também são atraídos para as pessoas com temperaturas corporais mais elevadas. O exercício físico aumenta o acúmulo de ácido láctico e calor em seu corpo, o que faz você se destacar para os mosquitos ao seu redor. Enquanto isso, os fatores genéticos influenciam a quantidade de ácido úrico e outras substâncias naturalmente emitidas por cada pessoa, fazendo algumas pessoas serem mais facilmente picadas do que outras.

(© Pasieka / Science Photo Library / Corbis)
BACTÉRIAS NA PELE
Outras pesquisas têm sugerido que os tipos e o volume de bactérias que vivem naturalmente na pele humana afetam a nossa capacidade de atrair os mosquitos. Em um estudo de 2011, os cientistas descobriram que existem grandes quantidades de alguns tipos de bactérias de pele que são mais atraentes para os mosquitos. Surpreendentemente, ter um monte de bactérias espalhadas pela pele, a torna ainda mais atraente para os mosquitos. Deve ser por isso que os mosquitos são particularmente propensos a picarem nossos tornozelos e pés - locais onde existem naturalmente as colônias de bactérias mais robustas.

CERVEJA
Apenas uma única garrafa de cerveja pode torná-lo mais atraente para os mosquitos, um estudo descobriu. Mas mesmo os pesquisadores suspeitando que isso ocorre porque beber aumenta a quantidade de etanol excretados no suor, ou porque aumenta a temperatura do corpo, nenhum destes fatores apresentou relação com as picadas dos mosquitos, fazendo com que essa afinidade para com os bebedores seja ainda um mistério.


MULHERES GRÁVIDAS
Em vários diferentes estudos, as mulheres grávidas demonstraram atrair aproximadamente o dobro de picadas de mosquito, um resultado que pode ser explicado por 2 fatores: elas exalam cerca de 21 por cento a mais de dióxido de carbono e são, em média, cerca de 1,26 graus centígrados mais quente do que as outras pessoas.





CORES DAS ROUPAS
Os mosquitos usam a visão (junto com os odores) para localizar os seres humanos, por isso usar cores que se destacam (preto, azul escuro ou vermelho), pode te tornar um alvo fácil de ser visualizado, pelo menos de acordo com o entomologista James Day na Universidade da Flórida, no comentário que ele deu a NBC.

(© Imagem Ciência Co. / Corbis)
GENÉTICA
Como um todo, os fatores genéticos subjacentes representam cerca de 85 por cento da variabilidade entre as pessoas e suas atratividades aos mosquitos, independentemente se a atratividade é expressa através do tipo de sangue, metabolismo, ou outros fatores. Infelizmente, nós (ainda) não temos uma maneira de modificar esses genes, mas...

REPELENTES NATURAIS
Alguns pesquisadores já começaram a olhar para as razões pelas quais uma minoria de pessoas parecem raramente atrair mosquitos, na esperança de criar a próxima geração de repelentes de insetos. Usando cromatografia para isolar as substâncias químicas específicas que essas pessoas emitem, os cientistas do laboratório de Rothamsted Research do Reino Unido descobriram que estes repelentes naturais tendem a excretar um punhado de substâncias que os mosquitos não parecem achar atraente. Eventualmente, incorporando essas moléculas em spray avançados, poderia ser criado um repelente eficaz, mesmo para um tipo O.

Fonte: Smithsonian.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates