Morcegos aprendem sons como humanos


Crianças, papagaios e aves canoras compartilhar um talento raro: eles podem imitar os sons que os adultos de sua espécie fazem. Agora, os pesquisadores descobriram essa habilidade vocal de aprendizagem em morcegos frugívoros egípcios bebê (Rousettus aegyptiacus, na foto), uma espécie altamente social encontrada na África. Apenas alguns outros mamíferos, incluindo os cetáceos e alguns morcegos insetívoros, são aprendizes vocais.

Foto: Jens Rydell

Os morcegos frugívoros têm um rico repertório vocal semelhantes a camundongos e outros barulhos (ouçua uma gravação aqui), e os cientistas suspeitavam que os filhotes de morcegos tiveram que aprender esses sons.

Para descobrir, eles colocaram os morcegos bebês com a mãe em câmaras de isolamento por 5 meses e fizeram gravações de vídeo e áudio de cada par. Na falta de quaisquer outros adultos vocalizando, as mães estavam em silêncio, e seus bebês fizeram apenas chamadas de isolamento e sons murmurantes, relatam os pesquisadores. Como controle, a equipe formou outro grupo de filhotes de morcegos com suas mães e pais, que conversavam entre si. Logo, os sons dos filhotes no grupo controle deu lugar a sons específicos que combinavam com os de suas mães. Mas os filhotes isolados rapidamente superaram a lacuna vocal depois que os cientistas uniram os dois grupos de morcegos sugerindo que ao contrário de muitas espécies de aves canoras (e seres humanos), os morcegos frugívoros não têm um período limitado para o aprendizado vocal.

Embora a aprendizagem vocal dos morcegos é simples comparada com a dos seres humanos, poderia fornecer um modelo útil para a compreensão da evolução da linguagem, dizem os cientistas.

Fonte: Science
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates