O que é Ecologia?

A ecologia é uma ciência que vai muito além da compreensão que a maioria das pessoas possuem acerca desta área. Muitas vezes o termo "ecologia" ou "ecológico" é emprego na publicidade e propaganda de diversas empresas, que buscam mostrar responsabilidade ambiental em suas ações.

Muitas pessoas não sabem exatamente o que é ecologia, inclusive alunos de graduação, não compreendendo a sua complexidade e importância nos estudos ambientais.

Segundo Townsend et al (2010): Atualmente a ecologia é um assunto sobre o qual quase todo mundo tem prestado atenção e a maioria das pessoas considera importante - mesmo quando elas não conhecem o significado exato do termo. Não pode haver dúvida de que ela é importante, mas isso a torna ainda mais crucial quando compreendemos o que é ela e como estudá-la.


Assim sendo, segundo os mesmos autores, a ecologia:
É o estudo científico da distribuição e abundância dos organismos e das interações que determinam a distribuição e abundância.
Para ver mais detalhes, recomendo a leitura dos posts que fiz sobre o livro Fundamentos em Ecologia (ver referência): Parte 1 / Parte 2 e Parte 3.

Referência citada: TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos em Ecologia. Porto Alegre: Artmed. 3ª ed., 2010.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates