O biólogo precisa aprender inglês?

Oi, Guellity e demais membros do EQB! Meu nome é Amanda, curso ensino médio e pretendo ser bióloga. A minha dúvida é a seguinte: os biólogos precisam aprender inglês para terem melhores oportunidades de emprego, assim como nas outras profissões? Eu pretendo fazer consultorias e depois ser cientista.

Olá, Amanda. Tudo bem? Bom, por mais estranho que possa parecer, a minha resposta é: depende! Depende porque cada caso é um caso e as situações podem ser muito diferentes entre as mais variadas áreas de atuação da biologia. Em algumas situações, a pessoa pode passar a vida inteira lidando apenas com brasileiros, com o português, podendo nunca precisar falar inglês ou até mesmo  nunca precisar ler algo em inglês durante o dia-a-dia no trabalho. Deste modo, não há necessidade de aprender inglês, até porque se a pessoa é concursada e já tem uma vida estabelecida, o inglês não lhe daria um aumento salarial, por exemplo.


Porém, em alguns casos, o inglês é mais do que importante - é essencial. E isso vale para as principais áreas da biologia, como por exemplo a de consultoria ambiental e a de pesquisa onde você pretende atuar. Quer ver só?

Na consultoria, por exemplo, por mais que você atue apenas no território brasileiro, em vários momentos você vai precisar procurar por conteúdos online ou trabalhos de pesquisa que te auxiliem a identificar determinados organismos ou que te ofereçam outras informações úteis - e grande parte desses materiais podem estar somente disponíveis em inglês. Vamos supor que você está realizando um levantamento de fauna e encontra uma espécie de roedor que é diferente das que você já conhece e então você suspeita que ela seja nova para aquela região. Quando você for procurar por informações precisas e confiáveis sobre espécies de roedores no Brasil, possivelmente a maioria delas estarão em inglês, pois é a língua científica universal. É lógico que existe muito material em português, livros, guias de identificação, pesquisadores e especialistas para poder consultar e tirar as dúvidas, mas, ainda assim, em alguns momentos você vai precisar do inglês.

Quando o assunto é pesquisa, então, o inglês é essencial! Todas as publicações relevantes e de grande impacto são escritas em inglês, para atingir um maior número de pessoas possível. Dessa forma, se você tem interesse em ser pesquisadora, eu recomendo fortemente que faça um curso de inglês ou que comece a estudar sozinha mesmo, desde já.

No youtube existem muitos canais com ótimas informações, mas um bom curso de inglês, com um bom professor, é indispensável. Eu comecei a fazer um curso e gostei muito, é o curso online de inglês do professor Jerry Costa.

Espero ter ajudado, Amanda!
Abração e bons estudos.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates