Contra ou à favor das ações do biólogo Richard Rasmussen?

Foto: Facebook

Neste post eu vou relatar um pouco da minha opinião como biólogo em relação as ações do economista, e 'biólogo', Richard Rasmussen.

Richard Rasmussen é atualmente apresentador do programa Aventura Selvagem no SBT e Mundo Selvagem no canal NatGeo. Segundo o site Ambientalistas em Rede, o apresentador é formado em economia com mestrado  no Canadá, porém só se tornou biólogo após os 30 anos de idade, levando 8 anos para concluir o curso. 

"Aprendi que o importante é viver o momento". Com base nessa ideia e deixando de lado a carreira de economista, Richard decidiu se dedicar ao meio ambiente, tornando-se biólogo em 2008 pela Universidade Ibirapuera em São Paulo.

Indo direto ao ponto, Richard é muito criticado pela sua forma de lidar com a fauna durante suas apresentações em seus programas, deixando muitos biólogos e demais ambientalistas, senão grande parte deles, com raiva. Essa raiva surge porque Richard não tem respeito algum com os animais, desrespeitando-os em um nível muito ridículo e absurdo.

Porque não gosto do que Richard Rasmussen faz?
A resposta é muito simples: porque ele é antiético e descompromissado com a biologia, com a sua profissão. Todos biólogos sabem que o manuseio de qualquer animal deve ser feito com o maior cuidado e cautela possível, desde que seja para uma finalidade muito específica e com fins de estudo. Se a captura para os estudos já causa um certo tipo de estresse e inclusive pode levar à morte dos animais (caso feita de forma insegura), imagine só o estresse que Richard causa quando começa a persegui-los no seu show na TV.

Ele vende uma imagem totalmente distorcida e errada sobre o que nós biólogos fazemos, mostrando que devemos ser desrespeitosos com os animais, como se eles fossem apenas objeto de entretenimento. E o pior, Richard sabe que nenhum biólogo deve chegar em um local para causar estresse ou perseguir animais - isso é crime e está previsto por lei! E isso é tão verdade, que ele já pagou altas multas por manter dezenas de animais, sem regularização e autorização dos orgãos competentes, em seu cativeiro particular.

Ou seja, eu não concordo com suas ações porque os animais devem, acima de tudo, ser respeitados. Quando é necessário realizar uma captura para estudos, nós fazemos isso com muita seriedade e inclusive nos certificamos sempre de que está totalmente seguro e que não há galhos ou árvores próximas, para evitar qualquer tipo de dano físico ao animal, já que inevitavelmente algum pequeno estresse ele irá sofrer. É nesse ponto que a revolta contra Richard fica maior. Nós trabalhamos desenvolvendo metodologias seguras para capturas os animais com o meno estresse possível. Planejamos horas e horas para que antes, durante e depois da captura, tudo saia como planejado - um trabalho todo meticuloso e delicado. Mas o Richard não! Ele simplesmente corre atrás, pula, aperta, puxa pelo rabo, faz todo aquele horror de estresse e depois solta o bicho com um beijo na testa.

Nós, biólogos pesquisadores, quando queremos desenvolver um estudo científico buscando conservar e proteger uma determinada espécie, precisamos passar por uma série de processos burocráticos. Antes mesmo de pensar em qualquer coisa, precisamos escrever um projeto bom, coerente e digno de ser realizado. Em seguida, esse projeto passa por um comitê de ética, que vai analisar tudo que vamos fazer com os animais, passo a passo, detalhe por detalhe, para certificarem-se de que nada seja feito de forma antiética e desrespeitosa. Depois disso, devemos submeter o projeto ao órgão responsável pela emissão da licença de captura. Eles novamente analisam o projeto, que passa por uma banca examinadora. Depois de alguns meses, eles dão uma resposta autorizando ou não a captura. Muitas vezes os projetos ficam enrolados nessas duas etapas principais e os pesquisadores vão ajustando, fazendo o melhor possível para reduzir o impacto que será causado nos animais durante as capturas.  Ou seja, nenhum biólogo em sã consciência sai por ai correndo atrás de bichos e pegando de qualquer jeito! Fazer uma captura correta e dentro das leis leva tempo e muita dedicação, não é para qualquer um.

Sendo assim, o manuseio de qualquer animal deve ser feito somente se necessário e não para exibicionismo na TV, sem propósito útil algum. Se nos estudos científicos, que são focados na conversação das espécies, existe uma grande burocracia por trás, porque quais razões dignas Richard tem autorização para fazer o seu show, estressando os animais? E porquê um comitê de ética nem sequer avalia isso que ele faz, já que perseguir animais é crime perante a "Lei de Crimes Ambientais"? Veja só o que essa lei diz nos seus artigos 29 e 32:

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal'

O que mais importa, para todo biólogo que se prese, é a saúde e o bem-estar do animal.  Um animal estressado durante as manipulações de Richard pode se ferir e isso com certeza as câmeras não mostram. Uma lesão causada a um animal não será exibida no STB e muito menos na NatGeo. Devido ao fato da televisão influenciar grande número de pessoas, muitas podem querer fazer igual ele (afinal, Richard não era biólogo quando começou na TV), o que pode provocar sérios danos aos animais manipulados ou até mesmo às pessoas que os manipulam.

Estão vendendo uma imagem totalmente errada para os jovens, principalmente para aqueles que querer cursar biologia. Já recebi muitos emails de jovens que queriam saber como fazer biologia e ser igual o Richard, para ser famoso, pegar vários animais e ser bancado para fazer isso. Isso me deixava muito intrigado e triste porque não sabia como responder. Eu sempre disse que os biólogos de verdade se preocupam em estudar a vida, protegê-la e respeitá-la, não brincar de pegar animais e mostrar pra câmera. A quantidade de crianças e jovens loucos por animais, que assistem os seus programas e pretendem ser biólogos, é muito grande.

Além das coisas sem nexo que mostra na TV, Richard já foi atuado pelo Ibama, por pelos menos duas vezes, acusado de manter em sua residência animais sem autorização legal. E não pára por ai, recentemente o Ibama fechou seu criadouro, chamado de Casa da Tartaruga em São Paulo, por conter quase 200 espécies de animais ilegais. Recebendo uma multa de quase R$9.000,00 por não possuir a documentação necessária para a criação de várias espécies, sendo que várias espécies de macacos, onças, aves e serpentes foram apreendidas.

O que choca ainda mais os ambientalistas contras as ações de Richard é que seu criadouro funcionava desde 1999 e já foi multado outras vezes, em valores que acumularam cerca de R$280.000,00.


Richard diz: "É uma questão de satisfação pessoal que varia de acordo com cada um. Tem gente que prioriza o dinheiro, mas eu acredito que temos que valorizar o que vem do coração, de forma financeiramente responsável”.

Existem algumas pessoas que o defendem, dizendo que suas ações são capazes de mudar hábitos de várias pessoas, fazendo-as com que deixem de matar serpentes ou outros animais peçonhentos, etc. Porém, eu me pergunto: precisa enforcar um bicho, arrastá-lo pela cauda, desenterrá-lo da estivação, para ensinar respeito? Na verdade ele deveria ensinar o contrário do que ele faz, não?

Quer dizer que David Attenborough, um biólogo conhecido mundialmente por seus belíssimos vídeos, não ensina nada de útil às só porque ele não faz um showzinho como o Richard? Qual a lógica desse pensamento? Infelizmente é isso que todo mundo pensa.

Eu prefiro um milhão de vezes ouvir David, simplesmente porque ele ENSINA ALGO ÚTIL - o respeito e admiração pelas formas de vida - coisa que Richard não sabe o que é.


Se Richard tivesse todo esse amor e quisesse proteger a fauna, como dizem, com certeza não seria pulando e correndo atrás dos animais na frente de uma câmera que iria conseguir fazer isso. Por exemplo, não adianta ele capturar uma onça, mostrar o quanto ela é linda para milhões de brasileiros na tv - isso não fazer com que as pessoas da zona rural parem de matá-las. Do mesmo modo, nenhuma pessoa vai deixar de matar uma cobra se ela estiver em seu quintal. Esses são problemas que nós lidamos o tempo todo e não podemos fazer muitas coisas, muito menos se estivermos gritando e pulando atrás de bichos na TV. O negócio é pensar grande, se quisermos falar de conservação.

Alguns anos atrás, Richard esteve aqui no MS em uma pousada no Pantanal. Ele simplesmente pegou um tamanduá-mirim e trancou dentro do banheiro, para gravar no outro dia por causa das condições de luminosidade! As mulheres foram limpar o quarto dele e acharam o bicho trancado e desesperado tentando sair. Ele também trancou alguns animais no carro, para gravar depois. E óbvio, os donos da pousada simplesmente expulsou ele e toda equipe!

Portanto, antes de defendê-lo, reflita primeiro o que as ações dele proporcionam de benefícios para a a fauna e flora numa escala à nível nacional (já que ele está nas TVs por assinatura e nas abertas).

Discorda do que eu disse? Confira então o que os pesquisadores e os demais biólogos sérios e compromissados com a biologia, falam sobre Richard:

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates