Mães javalis controlam o tamanho de seus filhotes


Olá amigos! Trago hoje a vocês uma pesquisa muito interessante sobre estratégia reprodutiva, afinal, como sempre digo, gosto de trazer informações científicas até vocês pois isso sim é o mais importante na vida de um futuro biólogo. Curiosidades sobre animais são legais, mas vocês devem sempre absorver o máximo possível de informações científicas, para que saibam cada vez mais como é ser um cientista pesquisador.

Publicada no dia 11 de julho de 2013 na revista Biology letters com o título "Fluctuating food resources influence developmental plasticity in wild boar" (Recursos alimentares flutuantes influenciam na plasticidade do desenvolvimento de javalis) esta pesquisa revela que as mães javalis são capazes de produzir ninhadas com tamanhos diferentes de acordo com a quantidade de alimento disponível.

Para maximizar o sucesso reprodutivo a médio e longo prazo, os indivíduos podem diversificar os fenótipos dos descendentes produzidos dentro de um evento reprodutivo, exibindo a tática 'coin-flipping' (moeda lançada). As fêmeas da espécie de javali (Sus scrofa scrofa) adotam esta tática segundo alguns relatos. No entanto, não havia uma pesquisa que afirmava se a magnitude da plasticidade de desenvolvimento dos filhotes num dado evento reprodutivo depende da estocasticidade em recursos alimentares, ou seja, não havia informações científicas até o momento afirmando que os tamanhos dos filhotes variam em função da quantidade de alimento disponível para as fêmeas. Esta pesquisa se propôs a confirmar ou não se isso existe. 

Num acompanhamento a longo prazo, estudando um bando de aproximadamente 1.000 indivíduos na floresta de Châteauvillain-Arc-en-Barrois no nordeste da França, verificou-se que as fêmeas juvenis produziram fetos de tamanhos semelhantes dentro de uma ninhada, independente da disponibilidade de alimentos. Por outro lado, as fêmeas adultas reajustaram a sua alocação de recursos em relação à ninhada para a quantidade de recursos alimentares, proporcionando uma distribuição semelhante a todos os irmãos de ninhada quando haviam poucos recursos alimentares. E quando haviam muitos recursos alimentares, essas fêmeas produziram fenótipos descendentes altamente diversificados dentro de uma ninhada.

Ao minimizar a rivalidade entre irmãos, uma tática reprodutiva como esta permite que as fêmeas de javali adultas maximizem o número de ninhada para um determinado evento reprodutivo.

Interessante, não? Para ver o artigo inteiro acesse o link abaixo:
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates