Compreendendo a resposta do corpo a vermes e alergias

Uma pesquisa da Universidade de Manchester tem contribuído com mais um passo no desenvolvimento de novas terapias para controlar a resposta do organismo a alergias e infecções parasitárias.

Em um artigo publicado na Nature Communications, o professor Andrew MacDonald e sua equipe do Centro Colaborativo de Pesquisa em Inflamação de Manchester descobriu uma nova maneira em que as células imunes controlam a inflamação durante a infecção causada por vermes ou uma reação alérgica, como a asma. "É importante entender como este tipo de inflamação é controlada, pois ele pode ser muito prejudicial e, em alguns casos, levar a condições prejudiciais de longo prazo", disse o professor Andrew MacDonald.

Uma célula dendrítica (azul) se comunicando com outra célula de defesa.
Fonte: cell.com

O professor MacDonald explica as razões por trás de sua obra: "Apesar das infecções por vermes e alergias exercerem um impacto global devastador, juntamente com a falta de vacinas eficazes ou tratamentos refinados, o conhecimento básico dos tipos de células e mediadores-chave que controlam a imunidade e a inflamação contra qualquer condição é atualmente muito limitado."

Para estudar como a inflamação é controlada, a equipe analisou células dendríticas - um tipo específico de célula do sistema imunológico que participa ativamente no combate aos vermes ou alergias. A principal função das células dendríticas é reconhecer o agente infeccioso e se comunicar com outras células de defesa para a combatê-lo, incluindo a inflamação.

O que não se sabe é exatamente como as células imunes se ligam no tipo de inflamação encontrado durante as infecções por vermes ou alergias.

O professor MacDonald e sua equipe estudaram as células dendríticas nos modelos de laboratório e com animais para ver como elas foram ativadas por vermes parasitas ou alérgenos pulmonares tais como ácaros.

Eles encontraram uma proteína particular denominada Mbd2 que é fundamental para que a células dendríticas se liguem à inflamação. Quando a proteína foi removida, isso resultou em células muito diferentes com uma capacidade diminuída de se ligar drasticamente à inflamação.

A equipe verificou que a proteína Mbd2 também é capaz de influenciar uma vasta gama de genes importantes para vários aspectos da função de células dendríticas sem alterar a sua sequência de DNA, o que significa que é um regulador Mbd2 epigenético (ou seja, que se mantem na célula mesmo após várias divisões celulares).

O professor MacDonald ainda explica: "Pela primeira vez nós identificamos que esta proteína é um controlador-chave de células dendríticas durante a inflamação contra vermes parasitas ou alérgenos. É um passo importante, pois, como todas as inflamações não são idênticas, os cientistas tentam entender quais células específicas. e produtos químicos são mais importantes na resposta do organismo à infecções específicas. No passado, os medicamentos tiveram uma abordagem ampla, que afeta todos os aspectos de uma condição em vez de ser direcionada. No futuro, pode ser possível criar medicamentos que controlam a inflamação causada especificamente por uma alergia ou um verme parasítico. Com bilhões de pessoas afetadas por ambas as alergias e infecções por vermes em todo o mundo, é vital que nós desenvolvamos melhores métodos de tratamento. Esse avanço também é importante para combater a inflamação causada por doenças a longo prazo, tais como a asma."

Fonte: Science Daily / Veja o artigo científico.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates