Morcegos abrem a boca para concentrar seus feixes ultra-sônicos

Para morcegos, muitos ecos podem ser como ter uma visão embaçada. Isso porque essas criaturas noturnas navegam através do ultra-som que emitem aos arredores, o que nós chamamos de ecolocalização. Em lugares pequenos, esses sons podem reverberar, criando um fundo ruidoso que obscurece a vista sonora desses mamíferos voadores.

Morcego bebendo água, durante a pesquisa. Foto: Jens Rydell

Agora, uma nova pesquisa publicada on-line nos Anais da Academia Nacional de Ciências, descobriu uma maneira que os morcegos possuem de superar este problema auditivo. Os cientistas descobriram que os animais modificam a largura dos seus impulsos de navegação durante o voo, ajustando o tamanho da abertura de sua boca no momento da emissão dos ultra-som.

Os pesquisadores usaram um conjunto de câmeras, flashs e gravadores de ultra-som para tirar fotos de morcegos enquanto eles desciam para tomar água em uma lagoa do deserto em Israel. Quando os morcegos desceram em direção às margens da lagoa, eles abriram ainda mais a boca para concentrar seus pulsos sonoros.

Eles estreitaram suas bocas, projetando um feixe de ultra-som até quatro vezes maior do que o normal durante seus voos noturnos. Estes efeitos contra-intuitivos se deram devido a difração, que faz com que as ondas sonoras viajem através de um pequeno feixe e se espalhem muito mais no ambiente. Os pesquisadores repetiram o experimento com morcegos em cativeiro e encontraram o mesmo efeito, controlando a possibilidade de que eles tinham observado um comportamento vinculados a beber água. A equipe escreve que essas mudanças na emissão de ultra-som permite que os animais deem um "zoom" na visão de uma área, reduzindo potencialmente a quantidade de ecos que se originam em um espaço pequeno.

Fonte: Science
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates