Onça-Parda/Sussuarana/Pardinha - Puma concolor

Puma concolor
São animais de formas esbeltas, com peso acima de 50 kg. Tem cabeça curta, orelhas redondas e pequenas, cauda longa e grossa. As patas, grandes, são providas de garras retráteis. A pelagem é uniforme, sem manchas, de coloração geral pardo-avermelhada, com variações para amarelada e pardo-escura. Na garganta, no peito, no lado interno das extremidades e na cara, apresenta-se bem esbranquiçada. Os olhos são azuis nos filhotes e cor de mel nos adultos.

Vivem em vários ambientes, preferindo as matas e capões onde encontram refúgio, entre a vegetação cerrada. São muitos ágeis, saltam e sobem em árvores com grande facilidade. Normalmente, se não forem molestadas, não atacam nem o gado nem o homem. Caçam à noite, especialmente pacas, veados e macacos e quando não conseguem comer toda a presa, procuram escondê-la embaixo de ramos.


Tem hábitos solitários, com exceção das fêmeas com filhotes e dos casais em época de reprodução. O acasalamento pode ocorrer em qualquer época do ano e, após uma gestação de 13 semanas nascem 2 a 4 filhotes. Nas primeiras semanas de vida apresentam o corpo coberto por uma pelagem fina, macia, de cor amarelada, com várias manchas escuras arredondadas. Só por volta dos 6 meses, perdem essa característica, passando a exibir coloração uniforme.

As onças-pardas, apesar do tamanho e do nome popular são mais aparentadas com os gatos-do-mato do que com as onças pintadas.


Achei este vídeo, onde a onça tenta várias vezes pegar um bicho-preguiça.

Cada vez que tentava e errava, ela raspava um tronco de árvore com as unhas, para dar mais aderência ao caule da árvore onde estava o bicho-preguiça!

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates