Mimetismo - Adaptações Especiais

Ter a esperteza de se camuflar, se parecer com um animal perigoso ou possuir colorações chamativas é uma das principais formas de um animal se devender e evitar a predação no ambiente em que vive. O mimetismo é uma forma que os animais puderam aprender, durante a evolução, no qual adquiriram conformações físicas que lhes permitiram se tornarem invisíveis para os seus predadores, ou possuir uma coloração muito forte (como o vermelho) indicando "sou perigoso".


Por exemplo, em uma família de sapos endêmica do Peru, todas as espécies são muito pequenas (aprox. 4cm), possuem uma coloração preta e manchas vermelho vivo, e todas são impalatáveis, ou seja, quando uma serpente tenta se alimentar destas espécies, ela se depara com substâncias tóxicas secretadas por sua epiderme, não conseguindo predar. Somente uma espécie dessa família não apresenta substâncias tóxicas na sua epiderme, sendo palatável. Em compensação ela possui uma coloração muito parecida com as espécies que são impalatáveis.


O que acontece? Bom, os animais aprendem com tentativas, acertos e erros, ou seja, se a serpente tentou predar a espécie que é impalatável (possui substâncias tóxicas) e não conseguiu, ela irá associar a cor vermelha destas espécies com o "perigo" e aprenderá que não se deve mais tentar predar qualquer animal com esta característica.


Também podemos observar esta característica em outros animais, como por exemplo a coral falsa e verdadeira. Veja a diferença da coral falsa (esquerda) e coral verdadeira (direita) Clique Aqui

Resumindo, a capacidade de um animal poder "imitar" outros animais onde irão obter vantagens sobre outras espécies, evitando a predação e obtendo maiores benefícios, é denominada Mimetismo.

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates