Análise do efeito de óleo de cozinha e óleo queimado sob populações de macroinvertebrados de serrapilheira em Campo Grande -MS

Estou desenvolvendo uma pesquisa para analisar os impactos humanos no meio ambiente. Para isso a pesquisa foi voltada para os insetos, em especial os habitantes de serrapilheiras. Para quem não sabe, a serrapilheira é nada mais do que a camada de folhas secas que cobre o chão das áreas de matas fechadas. Nessa camada existem milhões de organismos associados e os insetos são os principais, pois existem algumas espécies que podem ser consideradas bioindicadoras de qualidade ambiental, além de desenpenharem papel fundamental para o ecossistema da determinada área.

A pesquisa busca analisar quais são os efeitos do óleo de cozinha usado e o óleo queimado dos veículos nas populações desses insetos de serrapilheira, em diferentes concentrações: 10% e 15% de cada poluente. Sendo assim, iniciamos o trabalho indo à mata, coletando em potes de sorvete (1Lt) a serrapilheira do local, totalizando 1 Kg, e 18 potes. Dos 18 potes, 4 conterão 10% e mais 4 conterão 15% de óleo de cozinha usado, onde 1 pote será utilizado para o controle (sem nenhum poluente, natural), totalizando 9 potes. Do mesmo modo, 4 potes de 10% e 4 de 15% de óleo queimado, sendo 1 controle totalizando mais 9 potes.


Estamos fazendo a análise da constituição química do solo. Assim que terminada iremos contaminar as amostras.

É importante estudarmos os insetos, pois os mesmo desempenham papéis fundamentais para o equilíbrio ecossistêmico das regiões onde se encontram. Como dito anteriormente, podem ser tão importantes que até indicam uma ótima qualidade de ambiente. Alguns insetos podem deixar o solo mais aerado através dos buracos que fazem para botar seus ovos ou fazerem suas tocas, e isso é muito importante para as plantas, pois com o solo aerado ele não fica tão compactado e suas raízes se desenvolvem mais rapidamente; outros servem de alimento para insetos maiores; outros ainda controlam as populações de outros insetos através da predação, no qual sua ausência pode desequilibrar a cadeia alimentar no qual participam. Enfim, eles são muito importantes e por isso queremos ver com esta pesquisa, o quanto nós estamos prejudicando estes animais que tanto contribuem para o meio ambiente.

Em breve postarei mais coisas sobre o desenvolvimento desta pesquisa. Se liguem aqui.
Abraço!
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates