Como é ser biólogo?


Logo de cara começo com esta belíssima foto onde estava na Fazenda Igrejinha em Rio Verde - MS, à procura de mamíferos, no segundo ano de graduação (2011). Estava desde às 18:00 horas no campo, armando e revisando armadilhas tomahawk (utilizadas para captura de pequenos mamíferos) e também as plotagens (parcelas de 1x1m de areia molhada, para os animais deixarem pegadas) e no momento da foto tinha chegado 1:00 da manhã. A próxima revisão seria 6:00 horas da manhã, claro que fui dormir na minha barraca depois, mas no momento que cheguei, jantei e dormi por uma hora na calçada!

Indo ao assunto e sem enrolação, a vida do biólogo é um tanto quanto pesada. E isso o biólogo enfrenta na faculdade, como eu enfrentei. No primeiro semestre de curso você decidirá se biologia é sua paixão e uma futura profissão ou não. As saídas de campo são cansativas e exigem muita atenção e ética na pesquisa. No campo você se depara com animais peçonhentos como serpentes, insetos, anuros, etc Porém tudo isso tem de se tornar normal na sua vida, afinal como biólogo você não poderá matar mais os animais que estiverem em seu caminho ou sair correndo e coisa qualquer.

Do mesmo modo que no campo, os estudos são cansativos nas áreas laboratoriais também, pois, biologia não é só bicho e mato, como a grande maioria pensa que é. Nas área que não envolvem o campo, existem muitos trabalhos pesados também, não só fisicamente, como mentalmente. Então, o curso de biologia não é fácil.

Eu (atrás), Kikih e Karen, minhas calouras, num estudo de peixes.

Como muitos também não sabem, existem muitas as áreas de atuação do biólogo, cerca de 100, divididas em três grandes áreas.

No meu caso, como não atuo nas áreas da saúde ou demais áreas que envolvam laboratório, a biologia no campo é algo que eu em particular considero uma terapia. Posso estar passando por qualquer stress ou cansaço mental, que é só eu ir à campo e tudo passa. No campo você tem contato direto com a natureza, pode sentir a brisa gelada dos ventos vindos da planície pantaneira, pode sentir o cheio da mata, pode ver paisagens belíssimas, nadar em rios de água límpidas, ver animais incríveis, etc. Vai de cada um fazer do campo algo que se torne um hobbye, algo prazeroso e não apenas um trabalho comum, assim como eu faço. E é nesse ponto em que eu quero chegar e basear este rápido e direcionado post. Você deve ser biólogo para honrar o que o próprio nome da sua profissão já diz: estudar a vida. Se você quer realmente ser biólogo, deve pensar nisso, em como você será após se tornar um biólogo. E para decidir isso é simples, basta apenas se perguntar: eu vou ser feliz fazendo o que quero fazer? Eu tenho algum objetivo? Eu amo a natureza o suficiente para dedicar a minha vida em prol da conservação de tal espécie? Ou, eu amo genética o suficiente para passar a minha vida inteira dentro de um laboratório? Enfim, você acha que será feliz fazendo o que você quer fazer como biólogo?

Hypsiboas raniceps, fotografada numa fazenda em Terenos - MS. 

Os pesquisadores de campo, independente de suas áreas, tendem a se cansar mais, passam fome, frio, sede, calor, medo, etc. É normal, faz parte da rotina, mas, ainda assim é um gigante sacrifício. O biólogo trabalha muito! Ele não faz como o sr Richard Rasmussen! Nenhum biólogo ganha a vida brincando com animais, pulando, estressando, irritando e exibindo animais. Os biólogos levam as suas pesquisas muito a sério e os animais são muito respeitados. Portando, uma coisa que deixo bem claro é que você não deve entrar no curso querendo ser um Richard ou qualquer outro apresentador de programas "selvagens" de TV. Para ser apresentador, você não precisa ficar 4 anos fazendo biologia, pra depois jogar toda a sua ética como profissional no lixo, em troca de diversão e dinheiro fácil. Esqueça isso, isso não e´ser biólogo. Falar na TV é um talento que poucos tem, e você não precisa ser biólogo para falar o que é tal animal e dizer o que ele faz na natureza, pois isso, qualquer site de curiosidades te informa, ai basta você decorar e falar para a câmera. Ser biólogo não é ser apresentador de TV, ser biólogo é estudar a vida! E é exatamente este o objetivo do post, dizer como é ser biólogo!

O biólogo pesquisador trabalha demais, ele produz conhecimento científico com base em sua pesquisa. Durante o dia, pode fazer capturas, marcar animais, medir vegetação, identificar espécies, atuar em laboratório ou em qualquer outra área, não importa. Durante a noite, é inevitável, com certeza ele vai tabular os dados obtidos no campo, analisar a sua pesquisa, objetivando uma futura publicação científica. Isso é o que a grande maioria dos biólogos faz. Ainda assim, outros biólogos não cientistas/pesquisadores, trabalham muito, mesmo que não tenham que coletar dados para suas pesquisas científicas.

Biólogos que trabalham em zoológicos cansam, biólogos que trabalham em parques nacionais, cansam. Biólogos que trabalham dia inteiro dentro de um laboratório, no ar condicionado, mesmo parecendo ser algo muito bom, também cansam. Não importa a área, o biólogo trabalha muito. Porém, quando escolhe ser cientista ele trabalha o dobro, mas, isso não é algo ruim, pois muitos, assim como eu, adoram a ciência.

Então, o biólogo trabalha bastante, mas é muito gratificante para todos nós, saber que o que estamos fazendo é algo tão especial e que não só nossos filhos e netos, mas toda a humanidade poderá ver e saber que foram os biólogos que preservaram as matas e os animais, ou, que de alguma outra forma importante, puderam honrar a sua profissão, estudando a vida!

Dra Alexine Keuroghlian e Paulino, medindo um queixada em Taboco - MS.

Atualmente eu sou mestrando em Ecologia e Conservação e vou estudar uma espécie de cervídeo do pantanal. Porém, na graduação eu já trabalhei com anuros (sapos, pererecas e rãs), mamíferos e peixes e todos os trabalhos foram cansativos, mas sempre pude perceber em ambas as áreas que o esforço que fazemos para estudar estes animais é muito importante, pois cada segundo de pesquisa é útil para a preservação das espécies e sem estes trabalhos cansativos dos biólogos, não haveriam tantas matas e animais viventes hoje.

É isso que quero que sinta e perceba antes de escolher biologia. Não importa em qual área você vai atuar. O estudo da vida, a profissão do biólogo, é muito bonita e proporciona uma satisfação imensa. Eu, na minha área, me sinto muito realizado e sempre soube que é o que eu quero fazer para o resto da vida. Entrei no curso determinado, sabia que queria ajudar na conservação da natureza e ia fazer disso o meu objetivo de vida.

Então, se você realmente quer ser biólogo, trabalhar com mamíferos, plantas, herpetologia (anfíbios e répteis), peixes ou qualquer outra coisa que envolva o contato direto com a natureza, ou ainda trabalhar na área da saúde, genética, biologia molecular, evolução, histologia, farmacologia, bioquímica, bioprodução, etc, etc, etc, deve ter em mente que é um trabalho cansativo mas que é extremamente gratificante. A sua profissão se torna extremamente gratificante, quando você a ama! Por isso, novamente afirmo, entre no curso sabendo o que você quer ser, mesmo que ainda esteja meio perdido. Entre no curso sabendo que você vai ser biólogo e que quer estudar a vida, de alguma forma! Estabeleça a sua meta como profissional. A minha é ser ecólogo e ajudar na conservação da natureza. Qual é a sua?

A biologia é uma paixão, é uma vontade imensa de proteger e preservar a vida, não é qualquer curso que você escolhe assim que termina o 3º ano, como falta de opção ou por obrigação dos pais. É um curso que você tem realmente certeza que quer fazer e não importa o lugar onde estiver, você vai ser um biólogo por amor à vida, seja na área do campo ou no laboratório. Então, não precisa ficar em dúvida ou se descabelar. Se você vai cursar biologia, você acabou de se decidir lendo este post. Se ficou em dúvida, desista do curso, pois, quando não se ama algo de verdade, você não faz o seu trabalho tão bem feito e com felicidade, como faria se o amasse!

Fico feliz em saber que acabei de ajudar você a se decidir. Se ainda resta algumas dúvidas sobre o curso, ou tem curiosidades, me contate.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates