Equidnas: mamíferos que botam ovos e não tem glândulas mamárias

Cursos Online na Área de Biologia

Este animal muitas vezes é confundido com um porco-espinho, mas mesmo sendo um mamífero também, as equidnas não se parecem nada com estes animais, exceto pela presença dos espinhos em todo o copo. As equidnas estão muito mais próximas de outra espécie, do ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus).

Como já havia mencionado no post O ornitorrinco é venenoso? - Documentário, os ornitorrincos e as equidnas são animais pertencentes a uma ordem chamada Monotremata. Esta ordem possui apenas 3 espécies, sendo uma o ornitorrinco e duas espécies de equinas, a equidna-de-focinho-curto (Tachyglossus aculeatus) e a equidna-de-bico-longo (Zaglossus brujinii).

Pertencentes à família Tachyglossidae, estes animais não geram seus filhotes como os outros mamíferos (placentários ou marsupiais), eles botam ovos! Após o acasalamento e a fecundação, a fêmea passa a desenvolver um ovo (ela só bota 1 por período reprodutivo), que logo em seguida é incubado em uma bolsa em seu abdome. Após um período de 10 dias, o filhote rompe a casca do ovo, nascendo totalmente cego e sem nenhum pêlo. Ele permanece na bolsa abdominal por um período de 6 a 8 semanas até o início do nascimento de seus espinhos. Durante esse período ele se alimenta de leite da mãe sugando a parte interna da bolsa abdominal que é rica em diversos póros na pele por onde o leite é liberado, pois ela não possui glândulas mamárias.


As equidnas não possuem bicos, elas possuem um crânio com uma prolongação, assim como os tamanduás,  onde se encontra o nariz e uma pequena boca. Através da seleção natural esses animais foram selecionados com estas características semelhantes às do tamanduá, tornando-se aptos para alimentarem-se com auxílio da grande língua que possuem, sendo os cupins e formigas as principais presas das equidnas. Devido à semelhança com os tamanduás, elas também são reconhecidas como "tamanduás-de-espinhos".

Sua boca até pode apresentar pequenos dentes, estes compostos por cartilagem, mas acabam não sendo utilizados na alimentação, caindo com o tempo.

Já as suas grandes garras são extremamente eficientes no que diz respeito à cavar buracos. Estes animais podem cavar buracos numa velocidade surpreendente (2 a 3 minutos) podendo se esconder e fugir de predadores.

Possuem hábitos noturnos e durante o dia se abrigam em suas tocas, ou buracos entre raízes ou troncos de árvores. 

Veja um pequeno vídeo sobre as equidnas:


A equidna é encontrada na Nova Guiné, Austrália e Tasmânia, seu habitat natural.

E ai, o que achou do post? Comente abaixo!
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates