Temperatura, Pressão e Umidade Atmosférica

Hoje apresentei um trabalho em grupo sobre fenômenos atmosféricos, da disciplina de Biofísica e Física, no qual eu abordei especificamente os temas: Pressão Atmosférica, Umidade Atmosférica, Temperatura Atmosférica, Massas de Ar, Ventos e Ciclo da Água. Os demais integrantes do grupo apresentaram sobre Cisalhamento, Ciclones, Raios, Trovões, Relâmpagos, Arco-íris, Mancha Verde, Aurora Boreal, Camanchaca, El Niño e La Niña, além de outros.


1-Temperatura Atmsoférica: É a quantidade de calor existente nas partículas de ar na atmosfera. Fatores que influenciam a sua variação:

lAltitude: nas maiores altitudes, as temperaturas são menores, porque o ar se apresenta mais rarefeito e, assim, absorve menor quantidade de calor.

l
lLatitude: quanto maior a latitude, menor é a temperatura, porque os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a região equatorial. À medida que aumenta a latitude, vai aumentando a inclinação dos raios solares e, portanto, aquecendo menos a atmosfera.

lVegetação: a transpiração dos vegetais aumenta a umidade do ar reduzindo, assim, as temperaturas.

l
lVentos: podem aquecer ou resfriar a troposfera, dependendo do local de origem.

l
lCorrentes marítimas: aquecem ou resfriam a atmosfera, dependendo do local onde se originam. Se originam dos pólos, trazem ventos frios. Se originam dos trópicos, trazem ventos quentes.

l
lAglomerados urbanos: responsáveis pela criação de verdadeiras "ilhas de calor", pois o calor do sol é retido nas grandes quantidades de concreto e cimento, sendo assim, a temperatura dessa área será muito elevada. Por isso que existem projetos no qual estão incentivando para que pintemos nossos telhados de branco, no qual irá refletir grande quantidade de calor, diminuindo a temperatura.

l
lChuvas: resfriam a troposfera, em função do aumento da umidade no ar.

2-Pressão Atmosférica: É a força que o ar exerce sobre a superfície terrestre.
Fatores responsáveis pela sua variação:

lAltitude: nas maiores altitudes a pressão é menor, por apresentarem uma menor coluna de ar sobre a superfície. Por exemplo, nos oceanos, nos desertos e demais regiões homogêneas de altitude extremamente baixa, a quantidade de moléculas de ar é muito maior, se comparada com as áreas de elevadas altitudes, onde as moléculas de ar estão pouco presentes. Sendo assim, onde existe então a maior pressão? Onde existe mais moléculas de ar, que é nas áreas de baixas altitudes!

l
lTemperatura: quanto maior a temperatura atmosférica, menor será a pressão. O ar aquecido se torna menos denso e, assim exerce menor pressão sobre a superfície terrestre.

3-Umidade Atmosférica: É a quantidade de vapor de água existente no ar, como conseqüência do ciclo das águas, ou seja, como resultado da evaporação,  condensação e precipitação.
Umidade absoluta: quantidade absoluta de vapor de água existente no ar, num dado momento e num determinado local.

Ponto de saturação: limite máximo de vapor de água que o ar pode conter. O ponto de saturação é "diretamente proporcional" à temperatura atmosférica, ou seja, quando diminui a temperatura, ele também sofre redução.

Umidade relativa: relação existente entre a umidade absoluta e o ponto de saturação de um local.A forma mais comum de apresentação da umidade atmosférica é a chuva. 
Ela pode apresentar-se como:

Chuva orográfica: provocada por um obstáculo do relevo, comum em regiões serranas. Também pode ser denominada chuva de relevo ou de orogênese.

l
lChuva ciclonal: resultado do encontro de duas massas de ar com características diferentes (frente). Sua ocorrência é comum em regiões temperadas.

l
lChuva de convecção: freqüente em zonas equatoriais, ocorre em dias quentes, com a ascensão rápida do ar sobre uma região. Conhecida como chuva de verão nos estados do sul.

Outras formas de umidade atmosférica:

lGranizo: resulta do congelamento das gotas de chuva ao serem transportadas para uma camada fria de ar (camada de inversão).

l
lNeve: origina-se do congelamento do vapor de água existente no ar.

l
lOrvalho: condensação do vapor de água existente no ar ao entrar em contato com a superfície, com temperatura inferior à da atmosfera.

l
lGeada: resultado do congelamento do vapor de água ao entrar em contato com a superfície em ponto de congelamento.

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates