Projeto Baleia Franca


Sediado no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, na Praia de Itapirubá, Imbituba, SC, o Projeto é mantido em parceria com a PETROBRAS e desenvolve uma gama de atividades voltadas para a pesquisa e a conservação a longo prazo das baleias francas. Conheça algumas destas atividades.

Ao longo de seus quase trinta anos de atuação, o Projeto Baleia Franca ajudou a fazer história na pesquisa de grandes cetáceos no Hemisfério Sul desde o treinamento de sua equipe na Patagônia Argentina, sob a supervisão do Dr. Roger Payne, o maior especialista mundial em baleias francas até o uso, pela primeira vez no Brasil, do helicóptero como instrumento eficaz de monitoramento e obtenção de imagens de importância científica.

Através do uso da foto-identificação individual aérea das baleias, usando as verrugas existentes na cabeça dos animais como se fossem impressões digitais, o Projeto Baleia Franca, em colaboração com outros pesquisadores no Atlântico Sul, conseguiu pela primeira vez pistas claras sobre a migração reprodutiva da espécie no Atlântico Sul e a relação entre as populações brasileira e Argentina de baleias francas.

Ao longo dos anos, a Coordenação do Projeto Baleia Franca vem buscando contribuir diretamente para a formulação das políticas de gestão e das normas de proteção relacionadas às baleias e seu ambiente. O Projeto está representado junto à Comissão Internacional da Baleia, através da participação nas reuniões do Comitê Científico, integrando a delegação oficial brasileira; colabora na formulação da política nacional de pesquisa e conservação desses animais, bem como mantém um Acordo de Cooperação Técnica com o Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio e com a APA da Baleia Franca/ICMBio; realiza constante intercâmbio com outros projetos de conservação marinha no Brasil e exterior; colabora com o Governo do Estado de Santa Catarina (onde, por sugestão do Projeto, a Baleia Franca foi decretada como Monumento Natural do Estado já em 1995), tendo formulado em cooperação com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente um Plano de Ação para a Conservação da Baleia Franca; e atuando em conjunto com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da PM/SC para aprimorar a proteção efetiva da espécie; e apoiando a Prefeitura Municipal de Imbituba, cidade-sede do Projeto e Capital Nacional da Baleia Franca, nas atividades de conscientização comunitária e divulgação das baleias enquanto Patrimônio Turístico.

O Projeto Baleia Franca, em paralelo ao trabalho de pesquisa, tem-se feito presente nas comunidades costeiras da região, com atividades regulares de educação e conscientização, voltadas tanto para o público escolar como para lideranças e formadores de opinião, visando promover a valorização das baleias francas como patrimônio de todos. O Projeto Baleia Franca tem buscado, através de exposições educativas e participação em eventos de grande afluência de público, bem como pela realização anual do mês da Baleia Franca, atingir um número cada vez maior de pessoas com mensagens de conservação de nosso patrimônio natural marinho e costeiro.

Para saber onde estará a equipe do Projeto Baleia Franca, clique aqui e acesse nosso calendário de atividades itinerantes.

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates