O que fazer quando uma cobra atacar alguém?


Eu como sempre estou pesquisando em florestas, lagoas, brejos etc, estou em constante contato com vários animais, inclusive alguns peçonhentos, entre eles, as serpentes são as que dão mais medo. Nós manuseamos estes animais, mas o medo que falo é o medo de ser picado em meio ao mato nesses locais isolados e distantes da cidade onde sempre vou. E o pior de tudo é que em poucos hospitais existem os soros antiofídicos.

Mas então, suponhamos que uma serpente ataque um amigo meu durante a nossa pesquisa em uma lagoa, o que devo fazer? 

Primeiros socorros
Não posso deixar meu amigo fazer nada, nem movimentos bruscos, nem sequer andar. Se deixá-lo andar seu coração baterá mais rápido e o veneno se espalhará mais rápido no seu sangue, deixando-o com poucas chances de sobrevivência (se for uma serpente bastante venenosa) O colocarei sentado encostado em algum local seguro e chamarei por ajuda, para o levar para a cidade o mais rápido possível. Se possível, farei com que o local da picada fique abaixo do coração.

É extremamente necessário tentar identificar a serpente que o picou, se não souber qual é tentarei capturá-la, mesmo que seja necessário matá-la, pois para cada serpente existe um tipo de soro.

Mitos sobre tratamentos de picada de serpentes
Se você já ouviu dizer que devemos cortar ou furar e chupar o sangue de onde a serpente mordeu, desconsidere isso, pois não passa de um mito e não resolverá em nada. É simples, quando o veneno entra na corrente sanguínea ele vai se espalhando muito rápido e até você tentar sugar o sangue do local ele já se espalhou muito e sua tentativa será em vão, e você estará sujeito e pegar doenças da pessoa por entrar em contato direto com o sangue dela!

Torniquetes? Amarrar acima do local onde ocorreu a mordida? Errado também! Se você fizer isso, não impedirá do veneno circular a corrente sanguínea, pois como eu disse, isso acontece rapidamente, e pense, até você achar algo para amarrar na pessoa, o veneno já saiu daquele local e estará se dissipando pelo sangue. 

Então, nunca pense em algo para retirar o veneno, pois isso não é possível! Tenha sempre calma e chame por ajuda o mais rápido possível!


© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates