Ouvidos sensíveis de insetos evoluíram antes mesmo de seus predadores


Várias espécies de insetos possuem orelhas nos lugares mais bizarros possíveis, incluindo pescoço e debaixo de suas asas. Agora, um novo exame de fósseis de 50 milhões de anos de grilos e gafanhotos mostra que esses ouvidos estranhos podem ter evoluído antes mesmo da aparência dos predadores que esses ouvidos podem reconhecer.

Grilos, traças e outros insetos voadores podem ouvir o sonar de alta frequência de morcegos, um talento que os ajuda a não virarem comida. Cientistas suspeitavam que o aparecimento de morcegos tinha provocado a evolução desses ouvidos sensíveis. Mas a nova pesquisa revela que grilos e gafanhotos tinham ouvidos modernos 50 milhões de anos atrás, antes mesmo da ecolocalização dos morcegos evoluir.

As habilidades de detecção de morcegos podem apenas ter se tornado mais aparentes depois, afirmam os pesquisadores.

Insetos evoluíram seus ouvidos em pelo menos 17 diferentes linhagens, e outros insetos, como a borboleta Morpho Azul, podem até mesmo ser capazes de distinguir altos e baixos sons com suas primitivas orelhas localizadas embaixo das asas.

As antigas orelhas supersensíveis reveladas no estudo são praticamente idênticas as dos grilos e gafanhotos de hoje. [LiveScience]



© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates