Planta modificada genéticamente produz plástico reciclável


Cientistas do Laboratório Nacional de Brookhaven, nos Estados Unidos, criaram uma planta “aparentada” com o repolho que é capaz de produzir matéria prima para a produção de plástico. Segundo os pesquisadores a substância mágica seria encontrada nas sementes da planta.

A grande maioria dos plásticos que usamos hoje vem do petróleo, mesmo que bioplásticos, derivados de plantas, estejam se tornando mais comuns. Alguns desses plásticos são feitos com ácido polilático, que pode ser retirado da cana de açúcar.

No entanto, quando o componente do plástico já está praticamente pronto dentro da planta, é ainda melhor – a quantidade de cana usada para produzir a mesma quantidade de plástico do que a planta “especializada” é muito maior e, se tudo der certo, não precisaremos destinar boa parte do cultivo de cana para a geração de plástico e sim para a alimentação.

Os cientistas usaram a Arabidopsis como planta “base” e a modificaram geneticamente, criando enzimas artificiais para que as sementes das plantas conseguissem produzir altas quantidades de ácidos-graxos. O óleo dessas sementes pode ser usado como uma fonte renovável de químicos necessários para a produção de plásticos.

Segundo os pesquisadores, apesar de mais pesquisas ainda serem necessárias, é só uma questão de tempo até você usar sacolas e copos plásticos feitos de Arabidopsis. [PopSci]

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates