Aves grandes como os avestruzes tem ereções sem sangue



De acordo com pesquisadores, o avestruz tem ereções sem sangue. Antes se pensava que as grandes aves tinham mecanismos de ereção parecidos com os humanos, mas cientistas americanos confirmaram que eles na verdade aumentam o pênis com fluido linfático.

Todos as outras aves com pênis têm ereções dessa maneira, levando os cientistas a imaginar que o mecanismo envolve ancestrais. A maioria das aves se reproduz com a cloaca – tocando uma a outra o suficiente para transferir o esperma do macho para a fêmea.

A cloaca é uma abertura única, através da qual eles urinam e excretam. Mas certas espécies, incluindo os patos, gansos, cisnes e flamingos também possuem pênis. Nas aves, o órgão reprodutivo é estranho por ser aumentado com a linfa: o fluído dos tecidos corporais.

Mas a família dos Ratites (aves que não voam), que inclui o avestruz e o kiwi, pareciam ser exceção. “Descobertas antigas, do fim do século 19, sugeriam que o avestruz tinha um sistema de ereção sanguíneo, mas não havia nada sobre a ema ou o reia”, comenta Patricia Brennan, coautora do estudo. “Já que todos as outras aves com com pênis têm ereções linfáticas, eu sempre pensei que fosse estranho o avestruz ter um sistema sanguíneo”, explica.

Para resolver o mistério, Brennan e sua equipe examinaram de perto o pênis dos avestruzes e das emas, encontrando grandes diferenças.

“O pênis do avestruz é muito diferente do da ema ou do reia, porque é feito de uma matriz densa de colágeno, mas o sistema linfático está todo lá”, afirma. “O avestruz tem vasos sanguíneos na superfície do pênis, o que o faz ficar rosa, mas o interior do órgão é cheio de linfa, e não de sangue”.

De acordo com a doutora, a evidência confirma que “a ereção linfática evoluiu do ancestral dos pássaros”. Mas ainda existem questões em aberto sobre essa evolução.

Similaridades já foram encontradas entre o pênis das aves e dos répteis, mas o segundo usa sangue para ereções, com os mamíferos.

“A razão da troca entre o sistema vascular sanguíneo e o linfático continua um mistério”, comenta Brennan. “O sistema linfático é de baixa pressão, o que significa que a ereção não pode ser mantida, e isso tem implicações grandes no modo como as aves copulam”.[BBC]




© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates