Bioestatística: qual teste devo utilizar?

Todos os cursos de Ciências Biológicas/Biologia possuem, creio eu, em suas grades curriculares a disciplina de Bioestatística. Esta disciplina tem como objetivo oferecer aos futuros biólogos a capacidade de entender e interpretar os dados obtidos em suas pesquisas por diferentes meios de análises. Segundo a Apostila de Bioestatística elaborada pela UFRN, Bioestatística é:
" a ciência que tem como objetivo orientar a coleta, o resumo, a análise e a interpretação dos dados coletados. E para isso ela se apóia na utilização do método estatístico. O método estatístico é um processo para se obter, apresentar e analisar características ou valores numéricos para uma melhor tomada de decisão em situações de incerteza."

Mas afinal, qual teste estatístico devo usar? Para saber qual teste estatístico adequado à sua necessidade você precisa primeiro saber que tipos de dados você tem e quais as variáveis existentes. Os seus dados podem ser paramétricos (numéricos contínuos) como cor de cabelo, altura, peso, etc, ou podem ser não-paramétricos ordinais (suave/moderado/severo) ou nominais (frequência sim/não de raça, gênero, etc). Podem também apresentar variáveis quantitativas (discretas, contínuas) ou qualitativas (nominais, ordinais).

Clique para ampliar.

Para ajudar você a entender que tipo de dados sua pesquisa contém, você deve primeiro se preocupar em como seus dados foram obtidos. Será que foram por meio de uma amostragem sistematizada, estratificada, ou por conveniência?

A Amostra Sistemática escolhe os elementos por meio de um sistema, ou características específicas. Por exemplo, se você tem 20 vasos de plantas e vai realizar um experimento com 3 diferentes concentrações de um determinado composto nelas, quais vasos você deveria escolher? Na amostra sistemática, você deve escolher somente os vasos com listras pretas, ou somente os vasos verdes, ou somente os vasos com determinada característica semelhante utilizada como critério de seleção.

A Amostra Estratificada, utilizando o mesmo exemplo dos vasos acima, pegaria um número específico de vasos de cada cor ou característica. Por exemplo, se as variações nos vasos fossem: listras  pretas, totalmente verde, listras amarelas, você deve escolher um mesmo número de vasos para cada uma dessas características: 2 vasos com listras pretas, 2 verdes e 2 com listras amarelas.

Na Amostra por Conveniência o pesquisador coleta praticamente todos os dados disponíveis, ou que ele dispunha no momento. Por exemplo, se você escolher todos os 20 vasos para realizar o experimento com as 3 concentrações diferentes de um composto nas plantas, sua amostra será obtida por conveniência.

Para facilitar o entendimento dos testes estatísticos, eu encontrei um guia de estatística muito bacana na internet, que é muitíssimo interessante e vai ajudar muito vocês. O guia se chama A Seleção do Teste Estatístico, produzido por David Normando, Leo Tjäderhane e Cátia Cardoso Abdo Quintão. O primeiro autor é Mestre em Clínica Integrada pela FOUSP, Doutorando em Ortodontia pela UERJ e Professor da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UFPa. 

Veja como é o guia nas imagens abaixo e faça o download logo em seguida!





BAIXAR O GUIA

Espero que tenham gostado! Comentem abaixo!
Recomendo:
Curso online de Bioestatística
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates