Chip para controle de músculos é criado baseado em íons e moléculas

Klas Tybrandt, estudante de doutorado em eletrônica orgânica da Universidade de Linköping, na Suécia, desenvolveu um chip químico integrado.

Os resultados acabam de ser publicados na revista Nature Communications. O grupo de pesquisa em Eletrônica Orgânica na Universidade de Linkoping desenvolveram transistores de íons para o transporte de  íons positivos e negativos, bem como biomoléculas. Tybrandt conseguiu realizar este experimento combinando dois tipos de transistores em circuitos complementares, de um modo semelhante aos tradicionais à base de silício na electrônica.

Uma vantagem dos circuitos químicos é que o portador possui uma carga constituída por substâncias químicas com várias funções. Isto significa que agora temos novas oportunidades para controlar e regular os caminhos de sinal de células no corpo humano.

"Podemos, por exemplo, enviar sinais para as sinapses musculares onde o sistema de sinalização pode não funcionar por algum motivo. Sabemos de nossos trabalhos de chips com substâncias comuns de sinalização, por exemplo, a acetilcolina", diz Magnus Berggren, Professor de Eletrônica Orgânica e líder do grupo de pesquisa.

O desenvolvimento de transistores de iões, que podem controlar e transportar íons e biomoléculas carregadas, foi iniciado há três anos por Tybrandt e Berggren, respectivamente, um estudante de doutorado e professor de Eletrônica Orgânica do Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade de Linköping. Os transistores foram então usados ​​por investigadores na Karolinska para controlar a entrega da acetilcolina ,substância de sinalização para as células individuais. Os resultados foram publicados nos Proceedings of the National Academy of Sciences.

Cursos Online 24 Horas - Cursos 100% Online com CertificadoEm conjunção com Robert Forchheimer, Professor de informação de codificação em Liu, Tybrandt já deu o passo seguinte através do desenvolvimento de chips químicos que contenham também portas lógicas, tais como portas NAND que permitem a construção de todas as funções lógicas.

Sua descoberta cria a base para uma tecnologia de circuito totalmente nova, baseada em íons e moléculas em vez de elétrons e buracos.



© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates