Durante missão religiosa na Libéria em 1836, o naturalista e pastor norte-americano Thomas Staughton Savage descobriu uma nova espécie de símio, que ele descreveria em 1847 na Sociedade de História Natural de Boston: o gorila.
E dentre as várias espécies desse animal, uma merece destaque especial. Subespécie do gorila-do-ocidente (Gorilla gorila), o gorila de Cross River (Gorilla gorila diehli) é a espécie de grandes primatas mais próxima da extinção, segundo o Fundo para a Natureza Selvagem (WWF, na sigla em inglês). De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla inglesa), existem apenas 300 gorilas Cross River no planeta.
Agora, essa espécie rara foi filmada por câmeras escondidas na selva africana pela primeira vez. A expedição para filmar os gorilas em Camarões foi feita pela rede de televisão alemã NDR, com o apoio da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem (WCS, na sigla em inglês). Segundo essa instituição, imagens capturadas anteriormente só tinham sido feitas à longa distância com câmeras de mão, em 2005.
A gravação de cerca de dois minutos mostra o comportamento de um grupo de gorilas. Por meio do vídeo, também é possível dar uma olhada na ameaça que eles sofrem.
Enquanto alguns correm, batendo no peito, outro aparece sem uma mão, o que acredita-se ser ato de caçadores ou de armadilhas. Esse é mais um sinal de como essa espécie está por um triz.
E seu comportamento pode ser a única arma disponível aos animais contra as atitudes humanas. Os Cross River são extremamente tímidos e fogem em direção às montanhas quando veem seres humanos.