Hipotiroidismo: Por que engorda as pessoas?


A tireóide é uma glândula importante do nosso corpo que produz hormônios encarregados de regular diversas funções do metabolismo. Quando ela não funciona adequadamente todo o corpo sente, são sintomas que podem passar desapercebidos ou se tornarem graves a ponto de trazer risco de vida.

Cursos Online 24 Horas - Cursos 100% Online com CertificadoO hipotiroidismo é uma disfunção na tireoide desencadeada pela queda na produção dos hormônios T3(triiodotironina) e T4 (tiroxina) afetando potencialmente o funcionamento de todo o corpo. 

Mais de uma causa pode gerar essas alterações de funcionamento, a mais comum é uma reação auto-imune do organismo, onde um anticorpo é criado para atacar a tireoide. 

Para esses casos, o tratamento costuma ser prescrito para o resto da vida, com o uso diário de levotiroxina perscrita pelo médico.

A pessoa com hipotireoidismo que não realiza o tratamento adequado, fica com o metabolismo mais lento, devido a baixa concentração hormonal. É como se o organismo tivesse trabalhando muito menos do que deveria e mesmo realizando atividade física e dieta, o organismo perde menos energia do que o esperado. Além disso, pode ocorrer retenção de líquidos, o que na balança vai causar o aumento de peso. 

Além do aumento de peso essa disfunção pode causar queda de cabelo, unhas quebradiças, sonolência, cansaço, depressão, intestino lento, pele seca, alteração menstrual e da libido. O medicamento tem intenção de regular as taxas hormonais recuperando o bom funcionamento do metabolismo, reduzindo ou acabando de vez com os sintomas.

Se dietas e exercícios não estão adiantando, fique de olho: sua tireoide pode estar desregulada.

Por Karlla Patrícia, Diário de Biologia.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates