Miranda/MS - Pantanal: Uma semana de pesquisas


Do dia 14 (segunda-feira) ao dia 20/05/2012 estive no pantanal de Miranda (Mato Grosso do Sul), com o objetivo estudar: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos entorno do Rio Miranda e região, pela disciplina de Cordados II, orientado pela Professora Bióloga e Veterinária Paula Helena.

Saímos de Campo Grande às 9 horas da manhã. Foi bacana a viagem, muita brincadeira e diversão no busão, uma bagunça só, juntos com meus amigos Pedro Henrique, Kairo Albernaz e Luciano Almeira (o Biluci).

Chegamos 12:00 em Miranda, a temperatura estava um pouco abaixo do normal e uma garoa fina nos molhava vagarosamente. Paramos às margens da BR, ao lado da vila de pescadores, a vila Salobra. Descarregamos o ônibus, levantamos acampamento e nos preparamos.

Eu trabalhei com serpentes. Como a maioria das serpentes são de hábitos noturnos, trabalhei das 19:00 às 4:00 da manhã. Realmente uma experiência incrível, já que nunca havia trabalhado assim antes.

Objetivamos testar uma metodologia de estudo com serpentes que ainda não tinha sido feita no Cerrado, que é a Procura Visual Limitada por Tempo - PVLT, que constitui no deslocamento vagarosamente em determinado local, sob determinado tempo. No meu caso, o tempo foi de 10 horas amostrais por noite, e o local foram duas lagoas artificiais próximas ao Rio Miranda, cerca de 500 metros da vila Salobra.

Ao longo das buscas contínuas pudemos encontrar vários indivíduos de Bothrops mattogrossensis, uma serpente de porte médio e que causa graves acidentes devido ao elevado potencial de seu veneno.


Ao longo da pesquisa observamos o que as serpentes faziam, até irem aos seus abrigos próximos às lagoas. Obtivemos um ótimo dado, observamos a predação de um indivíduo (B. mattogrossensis) que estava se alimentando de um anuro, veja abaixo algumas fotos desse momento:

(Clique na imagem para ampliar!)






(Detalhe, a data do ano nas imagens está errada! É 2012 :P)

E ai, o que achou? Bacana não é?
Pois então, após coletar os dados, ver onde as serpentes iam se abrigar e qual a distância do abrigo em relação à lagoa, iremos nos esforçar para publicar um artigo!

Quer saber mais? Mande um e-mail para euquerobiologia@hotmail.com

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates