A importância do Biólogo na vida de todos

Muitas pessoas não sabem qual a importância de um biólogo para a sociedade, e um grande preconceito muitas vezes aparece. Mas a realidade é que o trabalho do biólogo é indispensável à sociedade. Lógico que outras profissões também são, mas a biologia, em meu ponto de vista é a principal.

Não falo isso porque amo o curso, a área que estudo, e sim porque desde pequeno cresci com essa visão, observando que nossas vidas são regidas pela biologia, podendo não ser exatamente por um biólogo, mas por outros profissionais que de alguma forma se envolvem nas áreas biológicas.


Agora, vamos analisar uma situação normal, algo que acontece com qualquer um:
Quando você vai ao médico e está com dor de garganta, ele abre sua boca e examina a sua garganta, em seguida te passa a receita de um remédio, você vai até a farmácia compra o remédio e segue as orientações do médico. Em poucos dias está curado.

Parando pra pensar, a biologia está extremamente aplicada no ato do médico e também no farmacêutico. Explicarei o porquê.

Quando o médico examinou a sua garganta, ele avaliou se havia alguma infecção ou coisa do gênero. Uma infecção é formada por um conjunto de ações como resposta imune do nosso corpo contra um "corpo estranho" (como vírus, bactéria, etc.) que está nos afetando de alguma forma, onde as células tentam fagocitá-lo e destruí-lo.

Então, o médico para saber disso, precisou estudar sobre imunologia, microbiologia, anatomia humana, entre outras disciplinas, o que um biólogo domina perfeitamente, como pode dar aulas em universidade para cursos de medicina tranquilamente.

E o remédio, de onde veio? O remédio pode ser produzido por um biólogo sim! Existem aqui na UCDB vários projetos de pesquisas onde alunos de biologia estão procurando substâncias medicinais em algumas espécies de vegetais do Cerrado, através da fabricação de extrato num processo que tritura cascas, folhas e frutos, para posterior identificação das principais substâncias componentes dos vegetais e se as mesmas podem ser usadas na mecina. Então, ao longo dos testes, serão utilizados microorganismos inicialmente, em seguida, poderão ser usadas cobaias como camundongos para avaliar se será aplicável ou não a nós humanos.

Cursos Online 24 Horas - Cursos 100% Online com CertificadoConsegue ver a importância da biologia agora?

Não importa qual área seja, se envolveu saúde seja animal ou humana, existem biólogos envolvidos. Biólogos estudam os mecanismos de defesa e ação de microrganismos como vírus H1N1, protozoários, bactérias e fungos, revelando informações precisas e que possibilitam uma maior qualidade de vida para nós. Do mesmo modo como também podem atuar na preservação do meio ambiente, o que também nos garante qualidade de vida.

Quando um biólogo fala que não se deve destruir uma árvore ou uma pequena floresta, não é porque ele ama tudo, é porque ele sabe o valor que estas árvores tem no ambiente que se encontram. A natureza já está constantemente sendo degradada, se não fossem os biólogos, como estaríamos hoje?

Graças ao empenho de muitos como Watson & Crick (1953), Mendel e tantos outros que atuaram descobrindo coisas que muitos diziam ser impossível e nem sequer davam apoio. Graças a eles hoje temos muitas coisas boas, o que nos garante uma qualidade de vida muito melhor do que antigamente.

Sem nos esquecermos dos outros "loucos" antigamente como Darwin, Lamarck, e cia. Sem eles não teríamos noção da importância de todo e qualquer tipo de vida para a humanidade, mostrando que a natureza é intimamente unificada, tornando-se uma só, onde qualquer dano (mesmo que pequeno) desencadeia imensas alterações.




© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates