A guerra assimétrica entre as lacraias

Olhares simétricos são muito apreciados no reino animal, mas de acordo com um novo relatório dos biólogos da Universidade Estadual de São Francisco sobre um inseto chamado tesourinha marítima (uma lacraia), a assimetria pode vir com suas vantagens próprias. Animais - incluindo os humanos - parecem usar a simetria como um atalho para avaliar potenciais companheiros. Características simétricas geralmente indicam o desenvolvimento normal, enquanto assimetria poderia apontar para um defeito subjacente de desenvolvimento, o que tornaria um companheiro menos apto.

"A teoria evolucionária que sustenta a simetria na escolha do parceiro é muito simples", disse Andrew Zink, professor assistente de biologia. "A assimetria é provável que representa um defeito hereditário, tendo em vista que fêmeas que forrageiam em busca de recursos e parceiros, escolhem os machos mais simétricos, sendo mais propensos a passar genes para o sucesso." Mas o estudo realizado pela pós-graduação da estudanta Nicole Munoz, publicado online no dia 15 agosto  deste ano pela revista Etologia , sugere que há alguns casos em que características assimétricas são bastante úteis para ser mantido entre os homens em uma população.

Os machos de uma espécie de lacraia marítima usam duas pinças saindo de seu abdômen como armas na luta por alimento e fêmeas. Os machos suportam um par de pinças assimétricos, em que uma pinça (direita x esquerda) é mais longa e mais curva que a outra. Os machos usam a pinça fortemente curvada para derrotar outros machos em disputas por fêmeas.

Em um experimento, lacraias do sexo masculino de diferentes tamanhos corporais e forma fórceps diferente disputavam um pedaço de comida colados a uma superfície. Os pesquisadores descobriram que os machos maiores foram capazes de dominar machos menores nestas batalhas - não importa como suas pinças eram. Mas quando os machos menores lutaram entre si, aquele com a pinça mais assimétricas geralmente era o vencedor.

Cursos Online 24 Horas - Cursos 100% Online com CertificadoO estudo é um dos poucos a olhar para a assimetria nas características do corpo que funcionam como uma arma "e as armas devem estar sob forte seleção, uma vez que são utilizadas tanto para lutar com outros machos para parceiros e para capturar presas", disse Zink.

Zink acrescentou que "uma das questões óbvias é saber se as fêmeas preferem se acasalar com os machos que têm fórceps mais assimétricas, uma vez que eles vão passar essa característica benéfica ao longo de seus filhos." Esta questão da escolha da fêmea é atualmente objeto de experiências de pós-graduação adicionais de estudantes no laboratório. Mas, por agora, parece que ser assimétrica é um benefício e não um custo para os machos que competem por parceiras e / ou alimentos, tornando este um dos primeiros estudos a revelar um benefício para armas assimétricas.

Fonte: Science Daily

Cursos On line com Certificado



© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates