Programa identifica morcegos pelas suas vocalizações

Os morcegos emitem sons que são específicos de cada espécie, ou seja, se você souber qual guincho pertence a qual espécie, pode identificar os morcegos por eles. É o que promete um site, o IBatsID. Falando assim, parece que é um site que você faz upload dos guinchos de um morcego e o site retorna os dados do morcego identificado, certo?

Bom, é quase isto. O site identifica apenas morcegos europeus, por enquanto. E não dá para fazer upload de arquivos MP3 ou qualquer arquivo de mídia. Ele se baseia, na verdade, em programa específico, o SonoBat, e produz uma saída numérica representando algumas características do chamado do morcego. O site recebe este texto e a partir dele filtra 20 características do guincho, que servem para identificar o animal.

O site também não retorna o nome do morcego identificado, mas uma planilha na qual a identificação tem que ser verificada na coluna com o grupo de maior probabilidade. Realmente, um site para cientistas, não leigos.

Segundo o autor do site, Charlotte Walters, o iBatsID pode identificar de 83 a 98% dos chamados das espécies de morcego-anão (Pipistrelle) corretamente. Já algumas espécies como as do gênero Myotis são realmente difíceis de diferenciar, e mesmo com o iBatsID, só é possível classificar corretamente 49 a 81% dos chamados.

Cursos Online 24 Horas - Cursos 100% Online com CertificadoO programa é na verdade uma rede neural que foi “treinada” usando 1.350 chamados de uma biblioteca de 15.858 chamados de 34 espécies europeias de morcegos.

Os chamados foram obtidos da EchoBank, uma biblioteca global de chamados de ecolocalização. Dentro dos chamados, 24 parâmetros foram avaliados para definir os mais úteis para a identificação das espécies, sendo selecionados 12 parâmetros, que foram usados para fazer o “treinamento”.

Com esta ferramenta, os pesquisadores pretendem facilitar programas de monitoração, desenvolvimento de indicadores de biodiversidade, programas de conservação e de monitoração das mudanças das distribuições das espécies pelo continente europeu inteiro. A ideia é boa, mas ainda precisa ser aperfeiçoada e expandida para os outros continentes para se tornar mais útil e abrangente.[io9]
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates