Tartarugas chinesas urinam pela boca



Habitat: Durante todo o Sudeste Asiático , embora a demanda por tartarugas de criação tem impactado a população selvagem

Todo mundo sabe o sentimento de necessitar desesperadamente ir ao banheiro, agora imagine se a solução para esse desespero fosse bem simples...qual seria ela?

Quando a tartaruga-de-casca-mole-chinesa precisa urinar, a sua abordagem é um pouco diferente. Ela vai em busca de uma poça, e para sua cabeça sob a superfície. Isso porque a tartaruga-de-casca-mole-chinesa é única no reino animal: ela urina através de sua boca.

Tartaruga-de-casca-mole-chinesa são mais comumente encontradas como alimentos em restaurantes de luxo. Elas são amplamente cultivadas em vários países do Sudeste Asiático. Mesmo como embriões, eles são notáveis: um embrião de tartaruga pode passar para o lado mais quento do ovo quando ele ainda tem de desenvolver membros .

Em estado selvagem, elas vivem em pântanos e brejos, onde a água é muitas vezes salobra: salgada, mas não tão salgada como a água do mar. Elas passam muito tempo fora da água, principalmente no verão, embora muitas vezes enfiam a cabeça em poças.

Dedos na boca
Os forros de suas bocas são cobertos com pequenas saliências em forma de dedo, descobertos no final do século 19. Descobriu-se que eles permitem que as tartarugas tenham respiração subaquática: aumentam a área da superfície da boca, onde o oxigénio e dióxido de carbono podem ser trocados. As tartarugas podem também absorver outros elementos químicos, tais como o sódio , por meio das saliências.

Mas isso é apenas parte da história, de acordo com Alex Ip Kwong Yuen , da Universidade Nacional de Cingapura. Ele acha que as tartarugas só começou a respirar debaixo d'água para tornar mais fácil para urinar através de suas bocas.

Trabalhando com Shit Fun Chew de Nanyang Technological University, em Cingapura, Ip manteve quatro tartarugas em tanques de água durante seis dias. Cada tartaruga tinha um tubo ligado a sua cloaca, onde a urina normalmente sai do corpo. Ip amostraava a água do tanque regularmente, para que a urina feita através da cloaca fosse monitorada. Apenas 6 por cento de uréia da tartaruga saiu da cloaca. O resto virou-se na água do tanque.

Ip também tentou restringir as tartarugas terrestres. Quando ele colocou um balde de água na frente delas, as tartarugas mergulharam a cabeça neles e ficou entre 20 e 100 minutos. Elas mantiveram a água na boca por um tempo, depois cuspiu para fora - onde a concentração de uréia na água aumentou.

Transportador de uréia
Proteínas no forro da boca da tartaruga ativamente transportam uréia para fora de sua corrente sanguínea. Ip conseguiu identificar um transportador específico, e descobriram que era apenas presentes no revestimento da boca, não no rim.

"Não sei de nenhum outro animal que pode excretar uréia pela boca", diz Ip. A maioria dos peixes excretam através de suas brânquias, e alguns anfíbios e peixes pulmonados podem excretar através de sua pele, mas o hábito oral, a tartaruga-de-casca-mole-chinesa é extremamente diferente. Sem as saliências pequenas na boca do animal, este nunca poderia trabalhar de forma eficiente.

Ip diz que a micção oral ajudou as tartarugas a sobreviverem nas águas salobras. Para excretar uréia através de sua cloaca, através dos seus rins, as tartarugas teriam que beber muita água para lavá-lo completamente. Isso significaria a tomada de uma grande quantidade de sal, o que seria difícil de se livrar. Em vez de beber a água salobra, os hábitos das tartarugas revela apenas que elas simplesmente enxaguaa a boca com o sal.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates