Chimpanzés atacam humanos devido a perda de seu habitat natural



A perda de habitat é a culpada por uma série aparente de ataques violentos por chimpanzés em humanos na região leste da República Democrática do Congo (RDC) que foi devastada pela guerra. De acordo com funcionários da Parque Nacional de Virunga , localizado na fronteira entre o, RDC, Uganda e Ruanda, pelo menos uma pessoa - uma criança - foi morta nos últimos meses, em um ataque de chimpanzé no sul do parque na área em torno da cidade de Goma.

Uma mulher tentou assustar o chimpanzé embora para proteger a criança, diz Alison Mollon da Sociedade Zoológica de Frankfurt (FZS) na Alemanha, que trabalha em parceria com o parque. Infelizmente, o chimpanzé reagiu de forma agressiva. "De modo geral, parece que quando as pessoas reagem de forma agressiva, o resultado é o comportamento agressivo em troca", diz ela.

A desconfiança dos chimpanzés tem sido agravada pela imprensa local, que sugerem que até 10 pessoas foram mortas e 17 feridas por chimpanzés , em atos que foram relatados como "ataques de vingança" para as pessoas invadindo seu território.

Tais relatórios destacam a necessidade urgente de resolver a situação - tanto por educar moradores em comportamentos que minimizem as possibilidades de confrontos violentos, e por habituar chimpanzés para os humanos. Mas os esforços estão sendo frustrados pelo conflito armado entre rebeldes e o governo da RDC.

"Assim que nós podemos voltar, vamos distribuir folhetos de informação em suaíli e francês", diz Mollon.

Desconfiança e antagonismo
Klaus Zuberbuhler , um psicólogo da Universidade de St Andrews, em Fife, Reino Unido, e diretor científico da Estação de Campo de Conservação Budongo , em Uganda, diz que restringindo o habitat dos chimpanzés certamente pode afetar seu comportamento, embora seja discutível se os chimpanzés agridem os seres humanos por uma forma de vingança. "Pode ser um sinal mais geral de desconfiança e antagonismo, que é regularmente visto em santuários de chimpanzés e outras instalações de cativeiro", diz ele.

Relatórios da escala e número de ataques são provavelmente exagerados, diz Richard Wrangham , da Universidade Harvard, mas ele admite que tem havido um aumento na tensão entre humanos e chimpanzés na RDC - embora apenas em áreas onde o habitat do chimpanzé tem sido perdida.

"O conflito homem-fauna é um problema extremamente sério em Virunga, como é em toda a África e em outros lugares", diz Emmanuel de Merode, diretor-chefe de Virunga. Há um aumento contínuo da população humana na área, ele diz, e onde quer que a terra do parque seja usada ilegalmente para a agricultura, as autoridades do parque são obrigadas a respeitar as leis para proteger o meio ambiente.

Mesmo que os ataques dos chimpanzés voltassem, eles podem muito bem entrar em erupção novamente no futuro, por causa da pressão contínua dos seres humanos. Vernon Reynolds , uma antropóloga biológica da Universidade de Oxford, e autora do livro Os chimpanzés da Floresta Budongo , diz que está ciente de alguns incidentes passados ​​cerca da floresta Kasowka em Uganda em que os chimpanzés têm atacado os humanos, depois de perder grande parte do seu abastecimento de alimentos para a agricultura.

"Há, sem dúvida, muito exagero, e há muitas histórias", diz ele. "Mas a realidade é bastante ruim."
Cursos On line com Certificado
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates