As garras do sapo-wolverine


Sapos com garras, será mesmo verdade?

É isso que muitos se perguntam ao ver um post com este título, e não é de se duvidar, afinal, um animal tão sensível como um anuro possuir garras é algo estranho de se ouvir. Mas, como sempre digo, quanto mais lemos e buscamos informações, mais vejo que ainda não sei nada (acho que um sábio disse algo parecido alguns anos atrás).

Wolverine é um personagem muito conhecido, da série X-men, e ele possui garras em suas mãos, suas armas mortais. Por este fato, um sapo encontrado nas ilhas Amami-Oshima e Kakeroma-Jima no Japão, foi apelidado de sapo-wolverine por possuir uma pequena garra em suas mãos.


Cursos On line com Certificado
Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado

O sapo-wolverine também é chamado de sapo-otton, e seu nome científico é Babina subaspera, e este animal usa suas garras para atacar e se defender, de outros indivíduos da mesma espécie nas disputas por território e recursos, ou predadores. Existem algumas espécies de sapos, inclusive aqui no Brasil, que possuem esta característica também, o que é denominado "polegar falso". Tem este nome, porque os sapos em geral possuem 4 dedos nas mãos e 5 nos pés, porém, algums apresentam o "polegar falso" o que se dá através de uma formação de um osso, que possui forma de garra/espinho, como se fosse o 5 dedo das mãos.

Além da função de ataque e defesa, a garra também serve para prender e segurar as fêmeas no momento do amplexo.

Noriko Iwai, bióloga da Universidade de Tóquio, no Japão, fez parte do estudo que descobriu a garra do sapo-otton e conta que tanto machos quanto fêmeas da espécie possuem essa estrutura, mas as fêmeas raramente usam a arma secreta. Durante a pesquisa, alguns machos deram golpes doloridos nos pesquisadores, mas poucas fêmeas atacaram – e seus golpes foram tão leves que nem chegaram a doer.

(Foto: Noriko Iwai)

Segundo Noriko, o sapo-otton costumava ser bem comum em seu habitat e era até parte integrante do cardápio das populações locais. Hoje, porém, é cada vez mais difícil encontrar exemplares da espécie. “A devastação do habitat do sapo-otton e a inclusão de predadores levados pelos seres humanos colocou o animal na lista de bichos ameaçados de extinção”, lamenta a bióloga. [Ciência Hoje]

E ai, curtiu?
Comente abaixo!
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates