O Reino Plantae em uma abordagem atual


O Reino Plantae ou Metaphyta ou Vegetabilia é um dos maiores grupos de seres vivos da Terra, contando com aproximadamente 350.000 espécies, lembrando que as algas marrons (Phaeophyta) e as algas vermelhas (Rodophyta) não se enquadram nesta contabilização, após as alterações sugeridas por Smith et al. (2006) relacionadas a Filogenia, visto que estes dois grupos de algas estão dispostos no Reino Protista, pois são seres multicelulares, normalmente marinhas, porém existem alguns gêneros de água doce. 

São seres Eucariontes, ou seja, possuem um núcleo envolto pela membrana celular e diversas outras organelas dispersas pelo citoplasma. São pluricelulares, formados por diversas células conjuntas e são autotróficos, produzindo o próprio alimento através da fotossíntese, porém existem algumas plantas que dependem da seiva de outras plantas para poderem viver, são as chamadas plantas parasitas. 

Por serem autotróficos, formam a base da cadeia alimentar, até porque utilizam sais e água do solo, transformam energia luminosa em energia química para desenvolvimento através da fotossíntese, absorvem gás carbônico do ar e transferem oxigênio livre. Ocorre reprodução assexuada através do brotamento, da fragmentação, da formação de estolhos e esporulação ou através da reprodução sexuada, quando ocorre formação de uma nova célula através da troca de material genético (DNA), fazendo com que ocorra uma diversidade vegetal gigantesca. 

Cursos Online 24 Horas - Cursos 100% Online com CertificadoPerante toda esta diversidade, estima-se a existência de aproximadamente 3.800 espécies de Chlorophytas (algas verdes) e 4.000 a 6.000 espécies de Charophytas (carófitas e desmídeas), as quais são consideradas precursoras das plantas terrestres. 

Já as Bryophytas dividem-se em Marcanthiophyta (hepáticas) com aproximadamente 6.000 a 8.000 espécies, Anthocerotophyta (antocerotas) com 100 a 200 espécies e as Bryophytas (musgos) com 12.000 espécies. 

Já as Pteridófitas dividem-se em Lycopodiophyta (selaginelas) com 1.200 espécies e Pteridophyta (fetos e cavalinhas) com 11.000 espécies. 

As plantas com sementes são Cycadophyta (cicas) com aproximadamente 160 espécies e Ginkgophyta (ginkgo) com 1 espécie (Ginkgo biloba L.), Pinophyta (coníferas) com 630 espécies, Gnetophyta (gnetófitas) com 70 espécies e a maior parcela do reino, as Magnoliophyta (plantas com flor) aproximadamente 258.650 espécies, demonstrando assim o motivo pelo qual existem maior quantidade de pesquisadores nesta área, justificando portanto a diversidade existente no planeta.


Bom pessoal, até a próxima! Abraços, Mauricio Morelli!


© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates