Banana tem sementes?


Guellity como vai? Sou aluna do ensino médio (2º ano especificamente) e gostaria de saber se a banana tem semente, aqueles pontos pretos dela são suas sementes? Estou com esta dúvida porque eu nunca vi semente de banana. Camila Diniz.

Eu também não Camila! Na verdade as bananas não possuem sementes, não possuem justamente porque seus óvulos não são fecundados e o ovário acaba amadurecendo antes desse fato ocorrer, sendo os óvulos estes pontos pretos que você observou. Esta característica no qual uma espécie vegetal não apresenta óvulos fecundados se chama partenogênese, onde origina um novo indivíduo através de reprodução assexuada.

Sendo assim como a banana não possui semente, para criar uma nova planta, um pedaço do rizoma  (caule modificado que cresce paralelo ao solo) é retirado e plantado. Com esta técnica, denominada propagação vegetativa, um indivíduo pode gerar vários outros!

E claro, conforme a contribuição da Ciencias Biologicas Licenciatura, não devemos esquecer que as bananas naturais (Musa balbisiana) possuem sim sementes, porém, as que comemos são manipuladas para que não possuam sementes. Há também os abacaxis como da espécie de terras secas e pobres em nutrientes a Ananas nanus que apresentam milhares de sementes.

Espero ter te ajudado. Abração Camila, continue acompanhando o blog!

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates