Dermatoses em pacientes infectados pelo HIV com a contagem de linfócitos CD4 - #Artigo


Estive lendo este artigo sobre um trabalho muito interessante em que foram analisadas várias dermatoses em pacientes com HIV avaliando a relação entre estas doenças e a contagem de linfócitos T CD4.

[BAIXAR PDF EM PORTUGUÊS]
Título: Dermatoses em pacientes infectados pelo HIV com a contagem de linfócitos CD4

Autores:
Lessandra Michelim¹; José Luiz Atti²; Daniel Panarotto²; Louise Lovatto²,; Márcio Manozzo Boniatti².

¹ Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Hospital Geral de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil 
² Departamento de Clínica Médica. Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil

Resumo:
OBJETIVO: Correlacionar a prevalência das doenças dermatológicas entre pacientes infectados pelo HIV com a contagem de linfócitos CD4. 

MÉTODOS: Estudo de série de casos realizado na região de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio da revisão de prontuários de pacientes com infecção pelo HIV internados em hospital público (198 pacientes, período de março de 1998 a junho de 2002) ou atendidos no ambulatório central universitário (40 pacientes, período de março a junho de 2002). As variáveis analisadas foram: idade, sexo, contagem de linfócitos CD4, carga viral e doenças dermatológicas apresentadas pelo paciente. Os testes estatísticos utilizados foram o Teste t de Student, o de Spearman e o do qui-quadrado.

RESULTADOS: A freqüência de doença dermatológica foi de 67,2% entre os pacientes hospitalizados e de 75,0% entre os pacientes ambulatoriais. Candidíase oral foi a doença dermatológica mais prevalente. Na população hospitalar, a média de células CD4 foi menor entre os pacientes com doença dermatológica dos sem doença dermatológica (142,34 células/mm3 vs 512,35 células/mm3, respectivamente; p=0,018). O mesmo fenômeno foi observado na população ambulatorial (138,88 células/mm3 e 336,21 células/mm3, respectivamente; p=0,001). Verificou-se, em ambas as populações, uma correlação negativa entre a contagem de CD4 e o número total de doenças dermatológicas apresentadas pelo paciente (p=0,000, população hospitalar; p=0,000, população ambulatorial). 

CONCLUSÕES: As doenças dermatológicas são altamente prevalentes entre os pacientes infectados pelo HIV, sendo que a freqüência e o número dessas manifestações correlacionam-se bem com o status imunológico do paciente e com a progressão da doença.

Descritores: Infecções por HIV. Síndrome de imunodeficiência adquirida. Infecções oportunistas relacionadas com a Aids. Dermatopatias. Contagem de linfócito CD4. Imunossupressão.


Termos mais buscados: dermatoses, dermatose, dermatoses hiv, hiv dermatoses, pacientes hiv, doença hiv, associada, doenças hiv dermatoses, dermatose doenças hiv, doenças associadas hiv

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates