Gambás brasileiros são mais antigos que cangurus


Você com certeza deve saber que os cangurus e gambás são marsupiais. Caso não saiba, são classificados como marsupiais porque após o acasalamento e o período de gestação, a fêmea pare os filhotes sem total desenvolvimento, alojando-os em uma bolsa abdominal chamada marsúpio para que ali  sejam amamentados e terminem o processo de desenvolvimento dos filhotes até  se tornarem grandes o suficiente deixando de se alimentar do leite materno, deixando o marsúpio. Sem contar nas diferenças dos aparelhos reprodutores, onde, nos placentários (todos os demais mamíferos) as fêmeas possuem uma vagina e machos um pênis, e, nos marsupiais as fêmeas possuem duas vaginas e machos pênis bifurcado.

Estive lendo o livro Fundamentos em Ecologia de Townsend, Begon e Harper pude ver que eles falam sobre a evolução paralela, explicando que os marsupiais australianos e os mamíferos placentários evoluíram em um mesmo período, mantendo muitas características iguais. Fui então procurar saber mais sobre este assunto e encontrei um trabalho muito interessante comparando crânios de marsupiais do Novo Mundo (gambás, da família Didelphidae), e um outro trabalho sobre fisiologia metabólica e ventilatória de marsupiais da América do Sul, ambos reunindo informações muito precisas capazes de comprovar que os marsupiais, especificamente os gambás do Brasil, são mais antigos que os cangurus.

Estes artigo no qual falarei abaixo reúne dois grandes grupos de pesquisas, um trabalhando somente com os marsupiais brasileiros e outro com marsupiais australianos, que obtiveram dados para comparar o metabolismo e a ventilação entre espécies.

Em um artigo na Revista Pesquisa Fapesp, Ariovaldo Cruz Neto, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, buscou recolher até o fim do ano passado informações preciosas sobre o metabolismo energético - produção e o gasto de energia, basicamente - de dez espécies de marsupiais que vivem na América do Sul. Em colaboração com a pesquisa, pesquisdores australianos fazem o mesmo porém com cerca de 30 outras espécies de marsupiais que vivem por lá.

“Na literatura internacional, já compilamos informações para um banco de dados com trabalhos sobre cerca de 70 espécies, feitos nas três últimas décadas. Com as novidades, vamos ultrapassar a centena”, comemora Cruz Neto, que diz ainda sobre a importância de conhecer os hábitos de consumo e identificar como os marsupiais acumulam e queimam energias porque é fundamental para entender as relações que estabelecem com o meio em que vivem, como se adaptam a diferentes condições de clima, como respondem à disponibilidade de recursos naturais, de que maneira partilham seus nichos com espécies similares, além dos hábitos reprodutivos. Conhecendo estes dados, é possível criar várias simulações quanto às mudanças climáticas, presença de predadores, simular como estes animais se comportariam à diferentes fatores bióticos e abióticos.

“O metabolismo energético é uma medida altamente integrativa e representativa, que exprime tanto a pressão que o ambiente exerce sobre o animal como as respostas que os bichos desenvolvem para sobreviver naquele hábitat”, define o pesquisador da Unesp. “Além disso, observando e comparando o funcionamento do metabolismo, conseguimos colaborar com o entendimento da história evolutiva das espécies e construímos relações de parentesco”, completa. Os estudos desenvolvidos pelo grupo coordenado por Cruz Neto sugerem que os marsupiais da América do Sul são os pioneiros na escala evolutiva – os australianos vieram depois e são parentes mais jovens daqueles que vivem no continente americano.

Conforme a Revista Pesquisa Fapesp diz:
Ao que tudo indica, os estudos apontam que os marsupiais surgiram na América do Sul, há aproximadamente 160 milhões de anos, e, por conta da competição estabelecida com os vorazes roedores (ratos, esquilos, castores e até a capivara), procuraram refúgio em nichos chamados de baixa energia, onde desenvolveram dietas à base principalmente de pequenos insetos, o que foi suficiente para dar conta das necessidades de sobrevivência deles e para sustentar o metabolismo mais lento que caracteriza os marsupiais. A maioria das quase 90 espécies da América do Sul pesa entre 10 gramas e 1 quilograma e vive geralmente em florestas. Os mais conhecidos são o gambá, a cuíca e a catita.
Há 60 milhões de anos, por trechos da Antártida que foram usados como pontes (os continentes estavam ainda bem mais próximos), começaram a chegar à Austrália. Como não encontraram competidores que precisassem enfrentar por lá, tiveram liberdade para explorar outros ambientes, como túneis, florestas mais úmidas e até desertos, diversificando a dieta e alimentando-se, além de insetos, de açúcares, néctar, frutos e até de carne. A Austrália abriga atualmente quase 200 espécies de marsupiais. A mais conhecida é o canguru, que pode alcançar o tamanho de um homem adulto e pesar até 70 quilos. No entanto, explica Cruz Neto, essa diversificação morfológica não significou mudanças no metabolismo energético. “O padrão fisiológico de baixo consumo e gasto foi mantido como marca da espécie. Nesse sentido, não houve pressão de seleção”, reforça.

Artigos científicos
1. ASTÚA, D. Cranial sexual dimorphism in New World marsupials and a test of Rensch’s rule in Didelphidae. Journal of Mammalogy. v. 91, n. 4, p. 1011-24. 2010.
2. COOPER, C.E.; WITHERS, P.C.; CRUZ-NETO, A.P. Metabolic, ventilatory and hygric physiology of a South American marsupial, the long-furred woolly mouse opossum. Journal of Mammalogy. v. 91, p 1-10. 2010.

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates