Inflamação - o que é?

A inflamação é uma resposta dos organismo animal frente a uma lesão, como queimaduras, infecções por microorganismos, radiações, traumatismos mecânicos, toxinas, dentre outras, visando destruir, diluir ou limitar a disseminação do agente agressor.

É classicamente em aguda e crônica. A aguda é a resposta inicial a lesão celular e tecidual, predominando fenômenos de aumento de permeabilidade vascular e migração de leucócitos, particularmente neutrófilos, o que é caracterizado pelos sinais principais de uma inflamação que é, por exemplo, o abscesso. Porém se estas reações forem mais intenças, pode haver um agravamento na inflamação, envolvendo os linfonodos, causando febre, sendo a fase aguda da inflamação. Todas estas respostas são mediadas por substâncias do plasma, das células do conjuntivo, do endotélio, dos leucócitos e plaquetas.

Além da função voltada para a defesa contra agentes agressores, a resposta inflamatória deflagra uma série de fenômenos que têm início durante suas primeiras fases mas atingem o auge após a eliminação do agente agressor, e que visam o reparo dos tecidos lesados.

INFLAMAÇÃO ⇒ DEFESA + REPARO 


Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado


Com a agressão dos tecidos são liberados mediadores químicos que provocam dilatação das arteríolas e aumento de permeabilidade dos capilares e vênulas, o que permite um maior afluxo de sangue para a área agredida, bem como a exsudação (extravasamento) de líquido, proteínas e células de defesa para o espaço intersticial. Com a exsudação líqüida, que resulta no edema inflamatório, o sangue torna-se gradativamente mais viscoso, pelo aumento da concentração de hemácias, e a corrente circulatória dos pequenos vasos torna-se cada vez mais vagarosa, culminando com a estase sangüínea (pequenos vasos dilatados e repletos de hemácias). Ao mesmo tempo, ocorre a migração dos leucócitos através da parede vascular para o espaço intersticial (diapedese ou emigração leucocitária). 

Os fenômenos citados acima são inespecíficos, isto é, constituem a fase inicial (aguda) de qualquer tipo de resposta inflamatória, e são denominados de fenômenos vasculares-exsudativos.

COMO ACONTECE A INFLAMAÇÃO?
É simples entendermos como acontece a inflamação, como ela se inicia. Primeiramente, conforme a figura acima, as bactérias ou o agente que causou a lesão (lembrando que pode ser uma queimadura, pancada, etc) deixa as paredes dos vasos sanguíneos do local (endotélio) bem sensibilizadas. Assim, as células endoteliais passam a exibir em suas superfícies sinalizadores para os leucócitos (células de defesa). Os leucócitos se aproximam, percebem a sinalização de que algo está errado, e começam a rola no endotélio, até encontrarem um receptor especial para que passem entre as células endoteliais e alcancem o local onde há a lesão ou microorganismo.

Para saber mais, veja:

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates